terça-feira, 14 de agosto de 2018


O VALOR DA ÁGUA BENTA

   Talvez alguns católicos ainda desconheçam o significado e o valor da água benta... Isso é uma pena! Talvez por isso, muitos não se beneficiem desse precioso instrumento instituído pela Igreja para ajudar-nos em praticamente todas as circunstâncias e dificuldades da vida!

   Muitas pessoas, ao entrar numa igreja, molham a ponta do dedo na pia de água benta e fazem o sinal da cruz de um modo automático e quase sem pensar. A água benta é um sacramental instituído pela Igreja Católica e há várias formas de usá-la. A mais comum é persignar-se com ela. Outra é aspergi-la sobre si mesmo, sobre outras pessoas, lugares ou objetos. Qualquer leigo pode fazer isto. Naturalmente que quando é feito por um sacerdote tem mais peso.

   O sacerdote benze a água, na sua condição de ministro de Deus, em nome da Igreja e na qualidade de representante dela. Sacramental significa "algo semelhante a um sacramento", mas há uma grande diferença entre um e outro. Os sacramentos foram instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo, e são apenas sete (batismo, crisma, eucaristia, confissão, unção dos enfermos, ordem e matrimônio). Já os sacramentais são instituídos pela Igreja, que pode aumentar o seu número, se julgar conveniente para o bem das almas.

   Quando estudei o catecismo, aprendi que os sacramentos têm o poder de produzir a graça santificante pelo próprio fato de serem administrados validamente. Os sacramentais conferem apenas uma graça auxiliar, pelo poder das preces da Igreja e dependem das boas disposições de quem os recebe. Um efeito muito importante dos sacramentais é o de preparar a alma para receber a graça divina e ajudá-la a cooperar com ela. Quando usamos com devoção um sacramental nos colocamos sob proteção da Igreja. Entretanto, devemos ter uma disposição interior de amor e confiança na Divina Providência para que o sacramental seja eficaz.

  Creio que já devem ter notado que nas missas solenes, o padre também asperge e abençoa o povo com a água benta, mas muitas pessoas ainda não sabem o valor e o significado desse sacramental. A função purificadora da água benta é marcante, na Bíblia ela aparece em vários acontecimentos, na vida das pessoas. E até como poder de Deus na cura de várias enfermidades (Jo 9,7). A água lembra o próprio Cristo, que é a água viva (Jo 4,10), e mesmo o Espírito Santo que nos purifica os lábios, a mente e o coração.

   Usa-se da água ainda hoje na liturgia da Igreja Católica, de modo especial na Celebração do Batismo, como sinal do novo nascimento. Muitas vezes nas bênçãos, em geral, no sinal da cruz ou sinal do cristão à entrada das igrejas, etc. A água é antes de tudo fonte e poder de vida: sem ela a terra não é mais que um deserto árido, cenário da fome e da sede, e os homens e os animais estariam condenados à morte. Contudo, há também águas da morte: a chuva e a inundação devastadora que transtorna a terra e traga os seres vivos, como tem ocorrido no nosso Estado.

   A água, enfim, nas abluções cultuais, uma praxe da vida doméstica, purifica as pessoas e as coisas da sujidade contraídas no curso dos contatos cotidianos. "O Senhor disse a Moisés o seguinte; toma os levitas do meio dos israelitas e purifica-os. Eis como farás para purificá-los: asperge-os com a água da expiação e eles passem uma navalha sobre todo o corpo, lavem as suas vestes e purifiquem-se a si mesmos" (Nm 8,5-7). "Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações" (Ez 36,25). Na Igreja existe um ritual próprio para abençoar a água, normalmente usado em latim (hoje em dia, usa-se uma simples bênção).

   Sempre considerei conveniente ter água benta em casa para usá-la em qualquer circunstância. Por exemplo, benzer-se ao sair de casa, ao entrar na igreja, em casa ou mesmo no local de trabalho; ao iniciar uma oração, um serviço, uma viagem, etc. E como sempre, penso que a água benta merece ser tratada com respeito e que não é algo para se brincar ou para lavar o chão. Mas hoje a mídia mostra que a água benta esta servindo de instrumento de brincadeira, pelo menos para o padre Marcelo Rossi, que com uma expressão “irônica”, se diverte jogando baldes de água benta sobre a “platéia” que assiste suas missas, e isso sob os olhares “condescendentes” de seu bispo. Jamais pensei que a água benta, um dia, iria fazer parte de um show de um padre!

Alberto R. Fioravanti
Escrito em 20 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário