sexta-feira, 15 de maio de 2020


QUERIDA ESPOSA ANAIR!

Querida Anair, meu mundo perdeu a cor quando você partiu. Hoje parece que nada mais faz sentido na minha vida e sinto que não voltarei a sorrir, porque você, querida esposa Anair, era a razão da minha felicidade.

Sem ter você junto de mim, sinto que sou apenas a metade daquela pessoa que sempre fui. Naia, como carinhosamente eu sempre lhe chamava, você me completava e dava sentido a minha existência. Mas durante sua vida você me deu dois filhos e duas filhas, que são sangue do seu sangue e partes suas, e que estão comigo e que me dão coragem para seguir caminhando.

Meu luto é eterno e nada apaga a saudade e o amor que sinto por você. Sei que você, no céu está olhando por mim, por nossos filhos, filhas, netos e netas. Descanse em paz, meu eterno amor!
Alberto R. Fioravanti, 15 de maio de 2020.




quarta-feira, 13 de maio de 2020


13 de MAIO – DIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

Nossa Senhora de Fátima ou, formalmente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorzinhos no lugar da Cova da Iria, na freguesia de Fátima, em Portugal.
De acordo com os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, a primeira aparição da Virgem Maria ocorreu no dia 13 de maio de 1917 e a aparição repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.
aparição identificou-se como sendo "a Senhora do Rosário", tendo sido, por esse motivo a combinação dos seus dois títulos, dando origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima.  Assim fiéis do mundo inteiro estão celebrando nesta quarta-feira, 13 de maio, o Dia de Nossa Senhora de Fátima mas em casa, sem romarias ou idas à igreja em decorrência da pandemia de coronavírus.
Ainda assim os católicos mantêm sua inabalável a fé em Nossa Senhora que revelou à humanidade três grandes segredos há mais de um século. A aparição de Nossa Senhora em Fátima é marcada por um grande convite do ser humano à conversão e à oração. E essa mensagem é sempre nova, ela nunca vai cair, ela nunca vai sair de moda. Essa revelação feita aos três pastorzinhos em Fátima foi a última até então pública da mãe de Jesus para toda a humanidade. Antes, Nossa Senhora já havia se manifestado em Lourdes, na França, e no Brasil, na pesca milagrosa nas águas do Paraíba, em São Paulo, onde Nossa Senhora ganhou o nome de Aparecida.
 A devoção a Nossa Senhora de Fátima no Brasil tem uma forte incidência também no fator cultural, que une o Brasil a Portugal, além da própria língua portuguesa que facilita o diálogo. Infelizmente, neste período de pandemia da corona-vírus, as igrejas que têm Nossa Senhora de Fátima como padroeira em todo o mundo se esforçam para viabilizar comemorações com missas virtuais.
Depois de passado mais de um século da aparição da mãe de Jesus aos três pastorzinhos em Portugal, a Igreja já tornou público o conteúdo das três grandes mensagens reveladas às crianças Lúcia, Jacinta e Francisco em seis aparições, entre os meses de maio de 1917 e outubro do mesmo ano. Mas o teor delas ainda continua despertando curiosidade sobre o realmente teria sido revelado pela santa na aparição. A terceira parte do segredo, a que mais demorou a ser revelada, foi mostrada aos pastorzinhos em 13 de julho de 1917 na Cova da Iria, na cidade de Fátima.
Das três crianças que viram a “senhora mais brilhante que o sol”, Lúcia, com 10 anos, foi a única que sobreviveu até a velhice. Foi ela quem passou por escrito o que teria sido mostrado por Maria. Francisco e Jacinta morreram ainda muito pequenos, ele com 10 anos, em 1919, e ela com 9 anos, em 1920.  Ambos vítimas da epidemia de gripe espanhola.
Dedicada à vida religiosa, Lúcia transcreveu tudo o que sabia dos segredos sob a ordem da Igreja. O primeiro deles seria uma visão do inferno. O segundo, um pedido ao culto ao imaculado coração de Maria e à conversão da Rússia, que estava em guerra no momento. A negação poderia levar a novo grande combate, que foi a Segunda Guerra Mundial.
As aparições em Fátima aconteceram numa época difícil, a da Primeira Guerra Mundial. Elas foram manifestações privadas e, de um modo geral, podemos dizer que todas as aparições de Maria se dão num momento difícil da história da humanidade. Foram manifestações aos pobres, aos pequenos, e aos sofridos. Lúcia ainda recebeu mais uma aparição, após a morte dos irmãos, quando ela já estava na fase adulta.
A terceira e última mensagem, porém, a já irmã Lúcia pediu que só fosse revelada após 1960. A Igreja Católica, então, só mostrou o conteúdo no ano 2000.  À época, o papa João Paulo II enviou a Portugal o secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, dom Tarcísio Bertone, para ouvir Lúcia sobre a interpretação do segredo e perguntou à irmã por que 1960 foi o ano escolhido para abrir o envelope. Irmã Lúcia, então respondeu que não foi Nossa Senhora quem pediu essa data, mas que foi ela que colocou a data de 1960, porque, segundo sua intuição, antes de 1960 não se perceberia. “Eu escrevi o que vi; não compete a mim a interpretação, mas ao papa”, disse.
A mensagem foi interpretada como o  atentado que papa sofreu em 13 de maio de 1981, data em que se comemoraram 64 anos da primeira aparição. Para a Santa Sé, não há dúvidas que o bispo vestido de branco, seguido de outros religiosos, subindo uma montanha escabrosa, entre ruínas, era João Paulo II. Desde então, a coroa de Nossa Senhora de Fátima ganhou a imagem da bala que atingiu o papa, como lembrança do milagre que teria acontecido.
Segundo o bispo dom Geovane, se for levado em consideração todo o contexto das aparições, as mensagens de Nossa Senhora em Fátima são calorosas, e não devem ser interpretadas de outra maneira.  “O eixo central da mensagem da nossa senhora em Fátima é conversão, é mudança de vida. A conversão é um caminho de conversão e de felicidade”, disse.

sábado, 9 de maio de 2020


ANAIR, MINHA QUERIDA ESPOSA E MEU ETERNO AMOR!

Meu mundo perdeu a cor e seu sentido de existir quando, inesperadamente, no dia 5 de Março de 2020 você partiu minha querida esposa. Parece que nada mais faz sentido nessa vida, e que nunca mais voltarei a sorrir, porque você Anair, era a razão da minha felicidade.
Escrevo esta nota para você, minha querida Anair, para expressar meu amor e a grande saudade que sinto no coração. 
É muito difícil para eu não poder mais abraçá-la ou beijá-la e a falta que sinto de você é muito mais forte do que eu consigo descrever.
Anair, sem ter você junto de mim, minha querida esposa, eu sinto que sou apenas metade de um homem que eu fui.  Você era quem me completava e que dava sentido à minha existência. Meu luto é eterno e nada apagará a saudade e o amor que sentia e sinto por você. Sei que a sequência natural da vida contempla que nascemos, crescemos e morremos, mas nada na vida nos prepara para o momento em que perdemos alguém, principalmente alguém a quem tanto amou.
Anair, você era uma mulher maravilhosa. Eu me lembro dos muitos e bons momentos que passamos juntos e da vida que construímos juntos para criar nossos filhos e filhas. Como me lembro daquela matinê do Carnaval de 1954 no Clube Regatas Saldanha da Gama, quando lhe vi pela primeira vez. E que dias depois eu descobri que você morava na Rua do Príncipe, perto da Igreja de São Benedito, por onde eu passava frequentemente.
O passado não há de se perder, pois enquanto eu tiver memória para recordar, irei de manter nossa vida sempre viva em meu coração. Ainda não consigo acreditar como foi possível acontecer essa bronco-aspiração à minha esposa amada, e nunca imaginamos que aqueles a quem tanto gostamos e amamos, um dia irão partir. E quando isso acontece, a dor e a tristeza invadem e tomam conta do nosso coração.
Anair, meu bem, será que você não consegue escutar minha voz e nem perceber que estou morrendo de vontade de um abraço e um beijo seu? Eu sinto tanto sua falta, querida esposa e meu amor!
Anair, eu sei que você está no céu junto com Maria Santíssima, a quem você tanto amou. Descanse em paz é o que lhe desejo, minha querida Anair! Acredite que eu faria tudo, tudo mesmo, meu bem, para tocar novamente no seu cabelo, sentir o sabor doce do seu beijo e escutar sua voz. Não entendo o que motivou a Deus para lhe levar. Querida Anair, você ainda tinha tanto para viver! Nossa história ainda não tinha sido totalmente vivida, e sei da sua preocupação com nossos filhos, filhas, netos e netas! Não é justo perder assim alguém que amamos tanto, mas a verdade é que Deus é justo, ainda que a justiça não faça parte deste mundo. De todos os modos eu continuarei a amar você, meu amor! E sei que um dia quando nos encontraremos novamente.
Anair, você partiu inesperadamente e me deixou sozinho. Eu perdi minha alegria, mas eu tento seguir em frente porque isso foi o que sempre me disse para fazer. Guardo nossas lembranças no lugar mais bonito dentro do meu coração e quando a noite cai, sinto sua presença perto de mim e sussurro seu nome “NAIA”. Sinto uma saudade enorme, que só não é maior do que o amor que eu guardo por você. 
Fui muito feliz ao seu lado, e provavelmente eu deveria ter dito isso mais vezes. Na verdade fica sempre algo por dizer quando queremos bem a alguém. Talvez seja o meu coração reclamando uma oportunidade de estarmos lado a lado outra vez. Anair, você foi uma mulher maravilhosa e todos os elogios do mundo não bastam para traduzir o quanto você foi.
Nunca me esquecerei de tudo o que vivemos como namorados e como casados e hoje eu sonho com o dia que iremos nos reencontrar. Você mora no meu coração, minha amada esposa. Nosso amor vai muito além da morte. Eu sempre tive a certeza de que se um dia você me faltasse, meu amor, seria demasiado difícil para eu conviver com sua ausência. Nunca estive preparado para tanta dor, e nunca imaginei que minha vida se tornaria no vazio que ela é agora. Eu tenho me perguntado como é possível continuar lutando e enfrentando toda esta tristeza. Com toda essa dor, tomei plena consciência do quanto a amei e ainda amo você minha querida Anair.
Esta é uma dimensão que eu desconhecia, e que é muito mais profunda que outra coisa qualquer. E é por isso que, apesar de toda minha tristeza e da saudade que sinto de você, e dos dias sem sentido aos quais eu não me acostumo, meu consolo é saber que nós vivemos uma história feliz que é imortal. Nossa história começou em Campos dos Goytacazes, passou para Niterói, foi para Turrialba, na Costa Rica, depois para Roma, Itália; seguindo para Santiago, Chile; depois para a cidade de Guatemala, na Guatemala; indo para Manágua, na Nicarágua; e finalmente regressando a Niterói e sucessivamente para Campos dos Goytacazes. Viajamos por muitos lugares, e visitamos os lugares onde Nossa Senhora apareceu, e me recordo com grande emoção a Via Sacra que participamos em Jerusalém, onde você me ajudou a carregar a minha cruz.
Anair, você foi uma mãe exemplar, e foi graças a você que eu pude me desenvolver profissionalmente e ver meus filhos e filhas serem educados. Você se foi e eu aceito. Por mais estranho que possa parecer, eu aceito. Choro, mas aceito. Não entendo, mas aceito. Embora eu não a veja, eu lhe amo e sempre lhe amarei querida Anair, minha querida Naia, como carinhosamente eu aprendi a lhe chamar. Eu lhe amo e sempre lhe amarei.
Alberto R. Fioravanti
24 de abril de 2020.



ANAIR, MINHA QUERIDA ESPOSA E MEU ETERNO AMOR!
Alberto R. Fioravanti.
24 de abril de 2020.











Meu mundo perdeu a cor e seu sentido de existir quando, inesperadamente, no dia 5 de Março de 2020 você partiu minha querida esposa. Parece que nada mais faz sentido nessa vida, e que nunca mais voltarei a sorrir, porque você Anair, era a razão da minha felicidade.
Escrevo esta nota para você, minha querida Anair, para expressar meu amor e a grande saudade que sinto no coração. É muito difícil para eu não poder mais abraçá-la ou beijá-la e a falta que sinto de você é muito mais forte do que eu consigo descrever.
Anair, sem ter você junto de mim, minha querida esposa, eu sinto que sou apenas metade de um homem que eu fui.  Você era quem me completava e que dava sentido à minha existência. Meu luto é eterno e nada apagará a saudade e o amor que sentia e sinto por você. Sei que a sequência natural da vida contempla que nascemos, crescemos e morremos, mas nada na vida nos prepara para o momento em que perdemos alguém, principalmente alguém a quem tanto amou.
Anair, você era uma mulher maravilhosa. Eu me lembro dos muitos e bons momentos que passamos juntos e da vida que construímos juntos para criar nossos filhos e filhas. Como me lembro daquela matinê do Carnaval de 1954 no Clube Regatas Saldanha da Gama, quando lhe vi pela primeira vez. E que dias depois eu descobri que você morava na Rua do Príncipe, perto da Igreja de São Benedito, por onde eu passava frequentemente.
O passado não há de se perder, pois enquanto eu tiver memória para recordar, irei de manter nossa vida sempre viva em meu coração. Ainda não consigo acreditar como foi possível acontecer essa bronco-aspiração à minha esposa amada, e nunca imaginamos que aqueles a quem tanto gostamos e amamos, um dia irão partir. E quando isso acontece, a dor e a tristeza invadem e tomam conta do nosso coração.
Anair, meu bem, será que você não consegue escutar minha voz e nem perceber que estou morrendo de vontade de um abraço e um beijo seu? Eu sinto tanto sua falta, querida esposa e meu amor!
Anair, eu sei que você está no céu junto com Maria Santíssima, a quem você tanto amou. Descanse em paz é o que lhe desejo, minha querida Anair! Acredite que eu faria tudo, tudo mesmo, meu bem, para tocar novamente no seu cabelo, sentir o sabor doce do seu beijo e escutar sua voz. Não entendo o que motivou a Deus para lhe levar. Querida Anair, você ainda tinha tanto para viver! Nossa história ainda não tinha sido totalmente vivida, e sei da sua preocupação com nossos filhos, filhas, netos e netas! Não é justo perder assim alguém que amamos tanto, mas a verdade é que Deus é justo, ainda que a justiça não faça parte deste mundo. De todos os modos eu continuarei a amar você, meu amor! E sei que um dia quando nos encontraremos novamente.
Anair, você partiu inesperadamente e me deixou sozinho. Eu perdi minha alegria, mas eu tento seguir em frente porque isso foi o que sempre me disse para fazer. Guardo nossas lembranças no lugar mais bonito dentro do meu coração e quando a noite cai, sinto sua presença perto de mim e sussurro seu nome “NAIA”. Sinto uma saudade enorme, que só não é maior do que o amor que eu guardo por você.












Fui muito feliz ao seu lado, e provavelmente eu deveria ter dito isso mais vezes. Na verdade fica sempre algo por dizer quando queremos bem a alguém. Talvez seja o meu coração reclamando uma oportunidade de estarmos lado a lado outra vez. Anair, você foi uma mulher maravilhosa e todos os elogios do mundo não bastam para traduzir o quanto você foi.
Nunca me esquecerei de tudo o que vivemos como namorados e como casados e hoje eu sonho com o dia que iremos nos reencontrar. Você mora no meu coração, minha amada esposa. Nosso amor vai muito além da morte. Eu sempre tive a certeza de que se um dia você me faltasse, meu amor, seria demasiado difícil para eu conviver com sua ausência. Nunca estive preparado para tanta dor, e nunca imaginei que minha vida se tornaria no vazio que ela é agora. Eu tenho me perguntado como é possível continuar lutando e enfrentando toda esta tristeza. Com toda essa dor, tomei plena consciência do quanto a amei e ainda amo você minha querida Anair.
Esta é uma dimensão que eu desconhecia, e que é muito mais profunda que outra coisa qualquer. E é por isso que, apesar de toda minha tristeza e da saudade que sinto de você, e dos dias sem sentido aos quais eu não me acostumo, meu consolo é saber que nós vivemos uma história feliz que é imortal. Nossa história começou em Campos dos Goytacazes, passou para Niterói, foi para Turrialba, na Costa Rica, depois para Roma, Itália; seguindo para Santiago, Chile; depois para a cidade de Guatemala, na Guatemala; indo para Manágua, na Nicarágua; e finalmente regressando a Niterói e sucessivamente para Campos dos Goytacazes. Viajamos por muitos lugares, e visitamos os lugares onde Nossa Senhora apareceu, e me recordo com grande emoção a Via Sacra que participamos em Jerusalém, onde você me ajudou a carregar a minha cruz.
Anair, você foi uma mãe exemplar, e foi graças a você que eu pude me desenvolver profissionalmente e ver meus filhos e filhas serem educados. Você se foi e eu aceito. Por mais estranho que possa parecer, eu aceito. Choro, mas aceito. Não entendo, mas aceito. Embora eu não a veja, eu lhe amo e sempre lhe amarei querida Anair, minha querida Naia, como carinhosamente eu aprendi a lhe chamar. Eu lhe amo e sempre lhe amarei.
Alberto R. Fioravanti
24 de abril de 2020.