Primeiramente, feliz dia dos pais meu grande amigo e meu espelho nessa
jornada que é a minha vida. Que Deus te ilumine sempre e que você sempre possa
seguir seus ideais e ser quem você sempre quis ser, quem você se orgulha de ter
como exemplo e quem o pai de todos nos ensinou a ser.
Não sei muito bem como escrever isso, mas vou tentar fazer algo que
mostre o quão significante e importante você, meu pai, é para mim hoje. Não sei
como será o amanhã e muito menos sei o que pode acontecer daqui pra frente, porém
eu sei que tudo que você me ensinou até hoje e que vem me ensinando eu levo pra
vida e um dia espero ensinar da mesma maneira, ou um pouquinho diferente só
(porque não sei como será a sociedade e o mundo no dia de amanhã), aos meus
filhos.
Então...
Se fossemos ver o significado literal da palavra pai, vem algo parecido com
isso:
1.homem que gerou um ou mais filhos; genitor,
progenitor.
2.homem em relação aos seus filhos, naturais ou
adotivos.
Porém na minha concepção não é tão simples assim.
Logo vamos falar o que eu acho sobre ser pai, nas visões de um filho, sobre o
seu próprio pai. Pai, o melhor amigo que se tem para a vida toda. A
pessoa que protege a casa, que cuida da família. O super-homem de qualquer
filho. Quem não vê o pai como aquele que pode vir todo mundo que ele vai bater
e botar todo mundo para correr? Ele pode ser do tamanho de um anão ou do
tamanho de um jogar de basquete, lutar de MMA, mas nós, filhos, sabemos que se
eles estiverem ao nosso lado, tudo dará certo e nós venceremos qualquer luta.
(Vou fugir um pouco do contexto de dia do pai e vou
migrar para o dia dos pais, num geral).
Há quase 18 anos
atrás eu nasci. No dia 22/03/2001. Primeiro dia oficial que minha mãe e meu pai
viraram pais. O dia em que não sabiam como seria o amanhã, mas que tinham como
meta se formarem e darem um futuro digno para mim, o primeiro filho. Não sabiam
o que sentir, o que falar, como que iriam ser daquele dia para frente. Era
estudo, noivado, filho, família, dinheiro, nervosismo, ansiedade, saudades,
cuidado, amigos, tudo que jovens de apenas 20 anos passam e são obrigados a
amadurecer para poder não desistir dos seus sonhos e serem quem vocês querem
ser no futuro. Foram problemas com Mamma, se eu não me engano,
problemas com Nonno também. É não foi fácil para vocês chegarem aonde estão
hoje...
São dois amigos,
melhores amigos. Duas pessoas que eu me orgulho muito de tê-las como pais. Meus
grandes ídolos, meus dois grandes espelhos e minhas duas maravilhas que Deus me
colocou no meio. Me orgulho muito de ter uma família igual à que eu tenho, de
ter uma mãe e um pai como eu tenho e de poder proteger, cuidar, levar adiante
dois nomes que hoje fazem muito sucesso e que expressão como vocês são queridos
não só por mim, mas como por todos que com vocês convivem. Obrigado por serem
tudo que eu quero ser e por tentarem sempre me mostrar o melhor e me fazer
chegar até lá.
Agora vou falar um
pouco só do meu pai, essa figura de “Deus”, de poder, de superioridade que eu
tenho sobre tal. Imagino como deve ser difícil ser um pai, ser o homem da casa,
cuidar dos filhos, ensinar as maldades do mundo, ter a maturidade de deixar o
filho ser homem e fazer as coisas sozinho. Quanto mas sabendo o quanto o mundo
é cruel e maldoso. Hoje eu estou escrevendo isso para lhe dar os parabéns, em
minhas palavras, pelo quanto você é importante na minha criação, tanto nos
erros, quanto nos acertos. O quanto você é uma das maiores figuras em que eu me
espelho. Por isso sou tão crítico, por isso falo tanto sobre as coisas (e falo
mesmo porque sou filho, e mesmo não sabendo de tudo, eu me importo com tudo que
acontece com você e com tudo que pode te machucar e te ferir), por isso reclamo
tanto sobre tudo e por isso que sempre vou continuar sendo quem eu sou hoje,
seguindo meus ideais e mostrando para todos tudo que você me ensinou.
Ser pai é ouvir
reclamações de filho, é saber que um dia seu filho irá bater de frente com você
para proteger alguém, é saber que o amanhã é incerto e que a qualquer momento
podem estar precisando de você e você tem que correr o mundo para resolver o
problema. É ser o homem que todos querem ser, é ser a figura Alpha, é ser o
filho digno de Deus, é tomar porrada e não abaixar a cabeça, é mostrar para
você mesmo, que você conseguiu e que fez
tudo que deveria ter feito, da melhor maneira possível, sem nunca desistir.
Obrigado por ser o
homem da minha vida, por ser essa figura, esse espelho, por ser meu herói, meu
amigo, meu chato, meu tudo. Obrigado por ter paciência comigo e por nunca
desistir de mim, obrigado por me mostrar como tem que cuidar de uma mulher,
como tem que cuidar de uma família, como tem que ser com as pessoas que você
ama. Você é forte pai, vivido pra caramba, conhece um monte de coisas, bonito,
legal, gosta de umas coisas massa: moto, carro, arma, etc. Sério, eu poderia
ficar aqui para sempre só falando o quanto eu amo em ter você na minha vida.
Eu quis escrever
isso hoje pois daqui a pouco já faço 18 anos, independente de qual faculdade eu
entrarei, eu vou ser mais independente. Daqui para frente eu vou ser um pouco
mais sozinho, vou viver um pouco mais “só eu”. Então eu quero agradecer por
tudo, por você e minha mãe serem quem são, por vocês terem me ensinado como ser
homem, como ser alguém digno e de um caráter imaginável, onde eu apenas sigo
como vocês são. Eu nunca irei abandoná-los, nunca os deixarei precisando de
algo e nunca esquecerei dos ideais que me ensinaram, pois vocês nunca fizeram
algo assim comigo, então eu nunca deixarei que algo assim aconteça com vocês.
Eu sei que tenho
mais mil e uma coisas para falar, mas infelizmente fui começar a escrever esse
texto tarde e agora preciso parar de escreve-lo. Só quero que saibam que eu amo
muito vocês e que vocês irão se orgulhar mais e mais do filho que possuem. E
mais uma vez, muito obrigado por serem os pais que são e por terem formado um
filho que entre um milhão, é o que se destaca por ser diferente e sempre seguir
seus ideias. Feliz dia do pai meu melhor amigo e feliz dia dos pais meus
maiores amigos e meus maiores orgulhos.
Dia 12/08/2018
De: André Luiz Fioravanti
Fontoura
Para: Meus
melhores amigos, meu pai.
Eu amo muito vocês
e sempre vou amar!
==============================================
Acima está a expressiva mensagem escrita pelo meu neto André Luiz, de 17 anos e que ontem ele leu para seu pai quando a família reunida comemorava o dia dos pais. Ele tem um talento para escrever e até com 12 anos, escreveu uma poesia sobre o Amor!

Nenhum comentário:
Postar um comentário