![]() |
| Liceu de Humanidades de Campos |
As matérias variam muito, e dependendo da época, do local ou do nível de ensino, incluem
Linguagem, Matemática, História, Ciência, Geografia, Educação Artística, Educação Física, Educação Religiosa, Física, Biologia, Química e outras. Na verdade a escola é um ser vivo que como tal também tem sua data de comemoração: o dia 15 de março. Alguns podem pensar que a escola não merece essa homenagem, por considerá-la um lugar chato, onde se tem de ir por obrigação, com hora marcada de entrada e de saída, e se esforçar para aprender muita coisa tem gente que nem sabe ao certo para que vai servir. Isso poderia parecer verdade, mas há outra maneira de encarar a questão.
Obrigações fazem parte da vida e todos têm de se acostumar a elas. Os horários determinados vão também existir fora da escola, no mundo do emprego e da família (horário que muita gente não respeita). Por isso, a rotina que a escola estabelece não deixa de ser também um treinamento para a vida futura. Eu só tenho que me orgulhar dos meus pais que me incentivaram a estudar, das escolas que freqüentei e dos professores que me estimularam a entender bem suas matérias. Assim, sejamos os alunos de hoje ou ex-alunos, devemos nos orgulhar de nossas escolas. E eu me orgulho das minhas escolas e em especial do Liceu de Humanidades de Campos.
Inegavelmente, a escola também é um local que nos possibilita satisfazer muitas das nossas curiosidades a respeito do mundo que está ao nosso redor. Assim, foi na escola que nos fomos conhecer as razões de tudo o que aconteceu no Brasil e no mundo. Aliás, é na escola que uma pessoa passa, a saber, onde fica a cidade, o Estado e o país em que se vive, qual a posição que eles ocupam no mundo e como o mundo se localiza no universo. Sobre o esforço para o aprendizado, por incrível que pareça, ele também tem seus pontos positivos, pois quando se considera que aprender algo que a gente não sabe é uma espécie de desafio para a inteligência de cada um. Quem nunca teve a curiosidade de descobrir qual seria a sua capacidade de resolver os problemas que lhe apareceriam pela frente?
Pensando bem, muito do que sabemos, devemos à nossa própria escola. Foi nela que aprendemos a ler e escrever um texto, sem o que eu não poderia ter escrito esta crônica e nem vocês a poderiam estar lendo e compreendendo o que agora têm diante dos olhos. Também foi numa escola que os responsáveis pelo surgimento dos computadores e da internet aprenderam matemática. Mas a escola não é somente um espaço de treinamento e aprendizado. Ela também é um local de convivência, onde passamos a conhecer outras pessoas e a fazer muitas amizades.
Sem falar que, na escola, também podem surgir emoções mais fortes, que até se transformam em relacionamentos afetivos, como namorar alguém. Já pensaram quanto tempo passamos na nossa escola? É isto mesmo, grande parte do nosso dia, e lá encontramos os nossos amigos queridos com quem brincamos, conversamos e trocamos confidências. Meus professores, todos os dias, estavam prontos para me ensinar um novo tema. Além de transmitir seus conhecimentos, eles também me aconselhavam quando era necessário. Enfim, a escola era como a minha segunda casa, por isto aproveito “O Dia da Escola” para recordá-la com grande carinho e mostrar a ela todo o meu amor, com saudades no coração.
A escola também deve ser vista como um lugar de diversão e prazer. Aliás, sabiam que é essa a origem da palavra escola? "Escola" vem do grego “skholê”, que significa precisamente "descanso, repouso, lazer, tempo livre", pois, na Grécia antiga, só quem tinha tempo livre, quem não tinha obrigações com o trabalho braçal, podia se dedicar aos exercícios físicos e mentais. Victor Hugo escreveu: “Quem abre uma escola fecha uma prisão”. Assim meus amigos, amemos e cuidemos bem das nossas escolas, respeitemos e valorizemos os nossos professores, e assim não teremos que reformar grande coisa nas nossas prisões.



