segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CELEBRAÇÕES NESTE FIM DE SEMANA.



Alberto R. Fioravanti
Artigo publicado em 20 de novembro de 2015
no jornal “O Diário” de Campos dos Goytacazes, RJ.

   Eu não sou santo, mas amanhã é o dia de Santo Alberto, bispo e mártir. Ele nasceu em Lovaina, Bélgica, em 1166, era filho de Godofredo III, duque de Brabant, e dentro do estado clerical, foi nomeado cônego de Liège, aos 12 anos de idade, quando era ainda um estudante.

Em 1191, foi eleito bispo de Liège, mas por interesses políticos dos nobres, não pode assumir a sede episcopal, embora tivesse sido confirmado pelo papa Celestino III. Em 24 de novembro de 1192, em Reims ele foi assassinado, quando se dirigia à abadia de Saint- Remi. Foi enterrado com honras na Catedral. Santo Alberto, vítima de forte disputa entre a nobreza de Brabant e a de Rainault pela posse da sede episcopal de Liège. Santo Alberto é um modelo na luta da independência da Igreja diante dos interesses do poder temporal.

   Amanhã é também o dia litúrgico da Apresentação de Nossa Senhora no templo. A festa decorre da devoção popular e se baseia na narrativa do Protoevangelho de Tiago, texto apócrifo, que fala da consagração de Maria ao Senhor quando ela foi apresentada ao templo, desde menina, e que prefigura o desenrolar de toda a sua existência, dedicada a Deus Pai, pelo Cristo, no Espírito Santo de amor. Pelo meu amor à Maria, não podia deixar de mencionar esse fato.

   Sabemos que a Igreja encerra seu Ano Litúrgico com a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, que se celebrará no domingo. No entanto, poucos se dão conta de que se trata de uma festa relativamente recente, pois só foi instituída em 1925, portanto há menos de cem anos. Mas o que teria levado o papa Pio XI a dedicar a primeira encíclica de seu pontificado à criação de uma festa de Cristo Rei? Lembro que no início do século XX, o mundo que ainda estava se recuperando da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), fora varrido por uma onda de secularismo e de ódio à Igreja, como nunca visto na história do Ocidente. O fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, o comunismo na Rússia, o anticlericalismos e os governos ditatoriais existentes em muitas partes. 

   É neste contexto que, sem medo de ser literalmente "politicamente incorreto", o papa Pio XI institui uma festa litúrgica para celebrar uma verdade de nossa fé: mesmo em meio a ditaduras e perseguições à Igreja, Nosso Senhor Jesus Cristo continua a reinar, soberano, sobre toda a história da humanidade. Recordar que Jesus é Rei do Universo foi um gesto de coragem do papa Pio XI, pois com as revoluções que seguiram a Primeira Guerra Mundial, o título de Cristo Rei tornara-se um tanto impopular. Se o Papa tivesse exaltado Jesus como profeta, mestre, curador de enfermos, servo humilde, certamente não haveria oposição política, pois qualquer outro título teria sido mais aceitável que o de Cristo Rei, que é um título de Jesus baseado em várias passagens bíblicas e, em geral, usado por todos os cristãos.

   A Igreja Católica, a Igreja Anglicana, bem como várias outras denominações cristãs protestantes, incluindo os presbiterianos, luteranos e metodistas, celebram, em honra de Cristo sob este título, a Festa de Cristo Rei no último domingo do ano litúrgico, antes que o novo ano comece com o primeiro domingo do Advento.  Que Deus traga Paz ao mundo! Paz e Bem!


segunda-feira, 23 de novembro de 2015

SÃO COSME E SÃO DAMIÃO – lembranças de um passado!

Alberto R. Fioravanti
Artigo publicado em 26 de setembro de 2014
no jornal "O Diário" de Campos dos Goytacazes, RJ.

   Na minha infância, sempre que chegava o dia de São Cosme e Damião eu já ficava animado para, junto com os amigos, sair pela vizinhança procurando as casas que davam doces às crianças. Bons tempos aqueles. Mas hoje em dia, o que houve com esta data que era tão divertida? Quando eu e outros colegas saíamos pelas ruas atrás dos doces, me sentia como um dos meninos dos filmes americanos que eu via, pedindo doces no dia das bruxas. Depois de mais ou menos uma hora eu voltava para casa com uma dezena de saquinhos cheios de balas e doces deliciosos e minha mãe sempre brigava comigo dizendo que eu não deveria comer tanto doce de uma vez.


   Que aconteceu com essa data – 27 de setembro - que era tão divertida para as crianças? São poucas as pessoas que dão doces hoje em dia. Parece até que muita gente nem mesmo se lembra de quando é o dia de São Cosme e Damião. E quando as crianças finalmente conseguem um ou dois saquinhos de balas, se decepcionam ao ver que lá dentro muitas vezes só tem um pirulito, uma bala jujuba e um suspiro e outro doce. Realmente é triste ver que no Brasil as tradições locais ou populares são desestimuladas, parecendo que são coisas ultrapassadas do passado. Quantas festas tradicionais já desapareceram aqui em Campos dos Goytacazes? São Benedito é uma delas! Será que haveria vergonha pelo que já foi diversão para a gente simples do passado? Acabaram com as coisas da minha infância, e os jovens de hoje vão crescer sem recordações.

   Dia 27 de setembro, era o dia de São Cosme e São Damião, os santos gêmeos que morreram em cerca de 300 d.C. se celebrava sua festa e assim nos alegrou que nosso filho Alberto tivesse nascido num 27 de setembro. Hoje a igreja Católica comemora São Cosme e Damião no dia 26 de setembro, no dia 27 de setembro pelas religiões afro-brasileiras e no dia 1º de novembro pela Igreja Ortodoxa. De acordo ao calendário católico, o dia 27 de setembro é o dia de São Vicente de Paulo, dia em que faleceu em 1660, e sempre buscava o bem da Igreja, sendo um pai para os Pobres e um reformador do clero. Sem deméritos à São Vicente, o povo invade seu dia com as comemorações a Cosme e a Damião.

   Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram, e seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. A história indica que eles foram perseguidos por Diocleciano e trucidados e que fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião. Tal solenidade ocorreu num dia 26 de setembro; assim, passaram a ser festejados nesta data. Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram ACTA e PASSIO. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres, que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de inimigos dos deuses romanos. Uma versão indica que foram afogados, enquanto que uma segunda, eles foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados em uma terceira versão, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.


  A igreja de Cosme e Damião, em Iguarassu, Pernambuco é a igreja mais antiga do Brasil, fundada em 27 de setembro de 1535, anualmente celebra o dia dos seus padroeiros com grandes celebrações.

SÃO COSME E SÃO DAMIÃO – lembranças de um passado!

Alberto R. Fioravanti
Artigo publicado em 26 de setembro de 2014
no jornal "O Diário" de Campos dos Goytacazes, RJ.

   Na minha infância, sempre que chegava o dia de São Cosme e Damião eu já ficava animado para, junto com os amigos, sair pela vizinhança procurando as casas que davam doces às crianças. Bons tempos aqueles. Mas hoje em dia, o que houve com esta data que era tão divertida? Quando eu e outros colegas saíamos pelas ruas atrás dos doces, me sentia como um dos meninos dos filmes americanos que eu via, pedindo doces no dia das bruxas. Depois de mais ou menos uma hora eu voltava para casa com uma dezena de saquinhos cheios de balas e doces deliciosos e minha mãe sempre brigava comigo dizendo que eu não deveria comer tanto doce de uma vez.


   Que aconteceu com essa data – 27 de setembro - que era tão divertida para as crianças? São poucas as pessoas que dão doces hoje em dia. Parece até que muita gente nem mesmo se lembra de quando é o dia de São Cosme e Damião. E quando as crianças finalmente conseguem um ou dois saquinhos de balas, se decepcionam ao ver que lá dentro muitas vezes só tem um pirulito, uma bala jujuba e um suspiro e outro doce. Realmente é triste ver que no Brasil as tradições locais ou populares são desestimuladas, parecendo que são coisas ultrapassadas do passado. Quantas festas tradicionais já desapareceram aqui em Campos dos Goytacazes? São Benedito é uma delas! Será que haveria vergonha pelo que já foi diversão para a gente simples do passado? Acabaram com as coisas da minha infância, e os jovens de hoje vão crescer sem recordações.

   Dia 27 de setembro, era o dia de São Cosme e São Damião, os santos gêmeos que morreram em cerca de 300 d.C. se celebrava sua festa e assim nos alegrou que nosso filho Alberto tivesse nascido num 27 de setembro. Hoje a igreja Católica comemora São Cosme e Damião no dia 26 de setembro, no dia 27 de setembro pelas religiões afro-brasileiras e no dia 1º de novembro pela Igreja Ortodoxa. De acordo ao calendário católico, o dia 27 de setembro é o dia de São Vicente de Paulo, dia em que faleceu em 1660, e sempre buscava o bem da Igreja, sendo um pai para os Pobres e um reformador do clero. Sem deméritos à São Vicente, o povo invade seu dia com as comemorações a Cosme e a Damião.

   Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram, e seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. A história indica que eles foram perseguidos por Diocleciano e trucidados e que fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião. Tal solenidade ocorreu num dia 26 de setembro; assim, passaram a ser festejados nesta data. Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram ACTA e PASSIO. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres, que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de inimigos dos deuses romanos. Uma versão indica que foram afogados, enquanto que uma segunda, eles foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados em uma terceira versão, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.


  A igreja de Cosme e Damião, em Iguarassu, Pernambuco é a igreja mais antiga do Brasil, fundada em 27 de setembro de 1535, anualmente celebra o dia dos seus padroeiros com grandes celebrações.

AS CRIANÇAS DAS NOSSAS VIDAS




Pelo amor dos meus netos e netas.