terça-feira, 28 de agosto de 2018



DIA DOS PAIS - SAUDADES DE MEU PAI FALECIDO.

   No próximo domingo, dia 13 de agosto de 2017, celebraremos o Dia dos Pais e meu coração transborda de saudades. Saudades do meu tempo de criança em que ao cair e me machucar, um beijo da mamãe e do papai curava tudo, hoje as quedas são muitos mais fortes e a cura muito mais difícil. Saudade de ti meu PAPAI! Saudades de te chamar, de te escutar, de ouvir tua voz, tua risada. Essa é uma saudade que dói muito e esse é um tempo que não volta. Deus quis que eu fosse filho único e de ti sempre recebi tanta admiração, tanto orgulho, tanto bem querer, tanta preocupação, tanto cuidado e tanto amor.

   Se tivesses me perguntado se podias partir, eu te diria NÃO, NUNCA! Eu sempre precisei de ti! Quem sabe se daqui a uns 100 ou 200 anos tu talvez pudesses se afastar de mim, quem sabe ai eu estaria pronto para viver sem a tua presença, sem te ver, sem ouvir atua voz, sem compartilhar contigo uma alegria, sem ter o teu abraço, tão forte e acolhedor a me envolver! Mas, infelizmente, era a hora e tu partiste deixando saudades... eternas saudades, deixando ensinamentos para vida inteira, mas deixando um vazio enorme. Eu tenho a sensação que se tu estivesses aqui, tudo na minha vida daria certo! Teu otimismo, tua confiança, tua segurança, teu amor me fazem tanta falta. Quanta coisa eu não te disse, quantas histórias tuas eu não ouvi.

   Tempo, porque tu não voltas? Para que eu tivesse outra chance, para que eu pudesse te olhar nos teus olhos e te dizer mais uma vez: PAPAI, EU TE AMO! Para que eu pudesse te dizer que sei o quanto Deus me ama, pois me abençoou com uma pessoa linda como tu, pra eu chamar de PAI! Guardo-te nas minhas melhores lembranças, no meu pensamento, no meu coração. Amor que é para sempre, meu pai, AUGUSTO FIORAVANTI! Um homem como poucos, generoso, bem humorado, bondoso, talentoso, carinhoso, engaçado, espontâneo, sincero e honesto. Tantas coisas tu fez por mim durante toda sua vida.

   Como é difícil viver sem a tua presença física querido PAI! Obrigado por tudo! Amo-te muito. Para mim hoje é como estivesses viajando...  O luto não passa, pois a dor da saudade não acaba e se transforma ao avançar dos dias, as lembranças viram companheiras de estrada, e quando o abraço faz falta é só revirar as nossas lembranças e lá está o abraço, o colo, a palavra, o carinho. Tenho um grande e valioso baú de lembranças, graças a Deus eu tive um pai inesquecível, tento todos os dias alcançar só um pouquinho o que ele fez e representa para mim na convivência com os meus filhos, filhas e netos e netas. O meu maior orgulho é ser filho do seu Augusto!

   Saudades é tudo o que fica de quem não pôde ficar... Saudades de meu pai. 

 Aos meus amigos, filhos e netos, eu gostaria de dizer que nesta vida nos escolhemos muitas coisas, mas pai e mãe não. Não terá tempo e nada nesta vida que me faça esquecer-te PAPAI.

   Olhando as estrelas e a lua me trazem lembranças e Saudades, mas não sei como expressar as Saudades que tenho de te encontrar em meus sonhos. Mas te sinto todos os dias andando ao meu lado e parece que a batida de teu peito ensina o melhor jeito para que meu coração te copie. Papai, eu sei que estas no céu e neste Dia dos Pais eu peço a tua benção! Paz e Bem!
Artigo escrito em 2017.
Alberto R. Fioravanti.


Resultado de imagem para imagens de fim de ano

REFLEXÕES DE FIM DE ANO E DE FIM DE TRABALHO: 
exigências para um novo começo!

Alberto R. Fioravanti.
        Estamos no Natal e 2002 já chega ao fim... Esta é a ocasião apropriada para renovar esperanças, para procurar ainda ouvir os sons dos pássaros que cantavam nos bosques que quase não mais existem, e para agradecer a Deus por cada um dos raios de Sol que Ele envia para nos iluminar. Esta é a época de fazermos também um balancete de tudo o que aconteceu durante o ano e de mentalizar como faremos para que o próximo seja um ano muito melhor. Também devemos aproveitar este tempo para analisar as dificuldades passadas, para que elas nos motivem a caminhar com mais firmeza; e que os problemas enfrentados nos incentivem a procurar as soluções mais apropriadas e forças para lutar por bons ideais, sem nunca perder a ternura que deve estar presente em todas nossas ações! Enfim, o amor deve prevalecer sobre todas as coisas... Que as eventuais lágrimas vertidas no passado, expressem e reflitam hoje apenas a nossa alegria de viver e de brindar por cada momento de convívio, e por cada momento de comunhão e de solidariedade. 

         O ANO DE 2002 talvez trouxe tristezas para alguns e alegrias para outros - para mim foi um ano especial, principalmente no que tange as realizações no campo do desenvolvimento socioeconômico do meu Estado do Rio de Janeiro. Chego ao Fim do Ano de 2002 com a grata sensação do dever cumprido. Não fiquei “esperando” acontecer, agi, atuei e “fiz” acontecer.  Procurei fazer o melhor que pude, indo ao encontro, repartindo esperanças, semeando alegria e fraternidade. Para o futuro próximo, visualizo tempos de ALEGRIA, de ESPERANÇA e de PAZ para nossa cidade, para nosso estado e para nosso país.

          O POVO brasileiro espera o milagre chamado de DESENVOLVIMENTO, ONDE TODAS AS CRIANÇAS ESTARIAM NA ESCOLA; ONDE NÃO HAVERIA MAIS MENINOS DA RUA; ONDE AS OPORTUNIDADES DE EMPREGO SERIAM TANTAS QUE NINGUÉM FICARIA NA MARGINALIDADE; ONDE OS HOSPITAIS ATENDESSEM BEM AOS ENFERMOS E QUEM AINDA FOSSE DE BAIXA RENDA NÃO FICASSE SEM ATENÇÃO OU SEM OS REMÉDIOS NECESSÁRIOS; ONDE NINGUÉM PASSARIA FOME; E QUE A JUSTIÇA DOS HOMENS FOSSE REALMENTE JUSTA! Será que isso é UTOPIA?

           Sou privilegiado de viver no Município e na cidade de Campos dos Goytacazes, que possui muitos recursos, financeiros e humanos, mas ao caminhar por suas ruas, fico com o coração partido ao VER FAMÍLIAS INTEIRAS DORMINDO NAS PRAÇAS PUBLICAS OU SOB MARQUISES DE LOJAS; VER CRIANÇAS CHEIRANDO COLA; VER PESSOAS CATANDO ALIMENTO NAS LATAS DE LIXO; VER DELINQÜENTES ASSALTANDO A HONESTOS TRABALHADORES E A IDOSOS INDEFESOS; e o pior de tudo, ver a APATIA das autoridades constituídas. Será que SHOWS e ESPETÁCULOS milionários são mais importantes que setores como EDUCAÇÃO, SAUDE e HABITAÇÃO, que recebem as migalhas dos recursos?

          Sou otimista por excelência, e ainda sem perder a noção da realidade, para o Brasil e para o Estado do Rio de Janeiro, vislumbro que este será um Natal de bênçãos para a população, e que com a alvorada do ANO NOVO de 2003, os nossos novos dirigentes, que assumirão o comando do Brasil e do nosso Estado, serão iluminados para que governem com justiça e promovam o desenvolvimento. “RECTE REMPUBLIAM GERERE” – gerir a coisa pública com retidão, que é o lema gravado no brasão e na bandeira do nosso Estado, servirá de fonte de inspiração para todos os nossos lideres.

         No trabalho sempre me inspirei no desenvolvimento sustentável, e na justiça social, e seguindo o lema de Rotary, sempre procurei dar mais de mim que pensar em mim, e sempre na mente as seguintes palavras: "Onde há uma vontade, há um caminho. Onde há boa vontade, há muitos caminhos!”

          Em 2002 venci muitas batalhas e tive muitas alegrias, entre elas trabalhar para meu Estado do Rio de Janeiro, através do TECNorteParque de Alta Tecnologia do Norte Fluminense, onde com os seus técnicos e funcionários, logramos abrir caminhos e a forjar uma corrente sólida de boa vontade. Meu maior presente de Natal foi ter podido terminar o ano com a consciência tranqüila do dever cumprido, pois sem contar com recursos financeiros, mas mobilizando parcerias com instituições locais e regionais, logramos concluir tudo aquilo que havíamos planejado e que, antecessores, com recursos e tempo não fizeram.  Fizemos um trabalho transparente, e às vezes penso que tudo foi apenas um SONHO - mesmo assim sinto que uma semente de COOPERAÇÃO e de BOA-VONTADE foi semeada – somente no futuro, ao chegar a hora da colheita, é que poderemos ser julgados se os frutos foram bons ou não...

          É TEMPO DE NATAL, e quero aproveitar este TEMPO para, em meu nome e no de toda a minha família, para desejar a todas as famílias campistas e do norte-fluminense, um NATAL, CHEIO DE ALEGRIAS E UM ANO NOVO REPLETO DE SUCESSO, AMOR E MUITA PAZ.

Artigo publicado em dezembro de 2002!



ROTARY - 113 anos ao serviço da humanidade.

   É para mim uma grande satisfação dar os parabéns a todos os membros dos cinco Clubes Rotários localizados no município de Campos dos Goytacazes por ocasião das comemorações dos 113 anos de fundação do Rotary Clube Internacional, que acontece neste dia 23 de fevereiro de 2018.  No Brasil, o primeiro Rotary Club do Brasil: o Rotary Club do Rio de Janeiro foi fundado em 15 de dezembro de 1922 e a partir daí o movimento rotariano continuou crescendo no Brasil e em todo o mundo, embora sejam poucas as pessoas que ainda não conhecem o benemérito trabalho realizado pelos Rotary Clubes. Para mim foi uma honra ter participado, em 1970, junto com o saudoso amigo Andral Tavares e outros companheiros, da fundação do Rotary Clube Campos - São Salvador.

   “Dar de si antes de pensar em si” é o lema da instituição fundada pelo advogado Paul Haris e mais três homens de negócio, em 23 de Fevereiro de 1905, como Rotary Clube de Chicago, hoje Rotary Internacional. Ao Rotary dou efusivos parabéns por seus 113 anos de existência. Os postulados fixados destacam os elevados objetivos da associação, que são a força vencedora e motivadora do “Culto Do Bem Servir”.   Conheço a excelência dos trabalhos que o Rotary vem desenvolvendo pelo mundo e ressalto que Rotary demonstra para toda a sociedade, que todos nós devemos participar na construção de caminhos que levem a um futuro melhor.

   O compromisso assumido pelos Rotários pode simplificar-se em ocupar-se da humanidade, elevando o ser humano pela própria elevação, e está preciso na Prova Quádrupla, criada em 1932 pelo rotariano Herbert Taylor. Ela serve de guia para os rotarianos no que pensam, dizem e fazem: 1) É a VERDADE? 2) É JUSTO para todos os interessados? 3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? 4) Será BENÉFICO para todos os interessados?

   Hoje, o Rotary continua se destacando mundialmente e procuram atender às necessidades de uma sociedade em constante mudança, expandindo seus serviços de modo a enfocar tópicos de alta importância, como a degradação do meio ambiente, o analfabetismo, a pobreza e a fome e às crianças em situação de risco, o que esta em direta comunhão com os trabalhos da ONU.  

   O Poder do Rotary radica assim na inspiração e no exemplo que oferece aos seus semelhantes mediante um desempenho que é digno de admiração. Lembro que foi em 1989 que o Rotary Internacional aprovou a admissão de mulheres nos clubes e várias delas já foram excelentes presidentes em clubes daqui de Campos dos Goytacazes, e aproveito a oportunidade para prestar uma homenagem à amiga Lucia da Cunha Rangel, líder rotariana, que ocupou diversos cargos do Rotary Clube Campos - São Salvador e onde foi uma excelente presidente.

   Nesta oportunidade dou os parabéns aos Clubes Rotários daqui de Campos e Região, pois, sem alarde, todos eles pavimentam os caminhos do desenvolvimento.  Todos eles são, em síntese, exatamente a formalização do mais alto nível de solidariedade humana que possa existir onde, entre os valores humanos mais preciosos demonstrados pelos Clubes Rotários, figuram a capacidade de estender a mão, auxiliar o próximo, amparar e ensinar. Paz e Bem!

Alberto R. Fioravanti.
Artigo criado em 23 de fevereiro de 2018.


sábado, 18 de agosto de 2018



16 de novembro de 2012 –  SAUDADES DA MINHA MÃE…

   Como Charles Chaplin dizia, “A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração”. Neste ano de 2012 fazem quatro anos que minha mãe Amélia Rosa Fioravanti partiu. Foi na manhã do domingo 16 de novembro de 2008 que ela foi levada ao céu.

Mas a saudade tem sido um sentimento constante e crescente na minha vida. Mas sempre há períodos em que a gente está mais vulnerável ao sentimento da saudade. E sobre isso sinto que de um tempo para cá, tenho sentido muito mais saudade da minha mãe e de meu pai, do que eu pudesse pensar que sentiria.

   É uma saudade que não sei como explicar com palavras. É sentir falta até das broncas, que quando criança recebia ao fazer alguma arte. Como gostaria de poder estar com minha mãe e meu pai só um pouquinho mais! Felizmente, não sou daquelas pessoas que diz: “Depois que a gente perde é que a gente dá valor!“, pois eu sempre dei muito valor à minha mãe e a meu pai e sabia que um dia nós nos separaríamos e que ela iria me fazer uma falta absurda. Mas quando a separação é concreta, parece que a dor é bem maior do que poderíamos imaginar! Acho que é isso… às vezes eu sinto tanta, tanta saudade que até dói o meu peito! Eu costumava dizer para minha mãe que eu a amava… agora, quando converso com ela nas minhas orações e olho para seu retrato e vejo em seus brilhantes olhos azuis e no seu sorriso a alegria que eles transmitem, em pensamento eu lhe digo que continuo a amando, só que agora o que dói é a saudade…

   De tudo que eu sinto saudade, o que mais me faz falta é tê-la sempre disposta para conversar! Sim, eu sei que tenho muitas pessoas por perto, tenho minha esposa, meus filhos, meus netos e amigos, posso contar com muitos ouvidos… mas ninguém é igual a ela! Sabe aquelas coisas que você já está acostumado a falar com determinada pessoa? Aquelas coisas que você só comenta com a sua mãe? Chegar a casa e contar as coisas e, mesmo que você queira ficar falando durante uma hora, mamãe estava ali escutando e prestando atenção… Contar as novidades e mostrar a ela o rascunho de minhas crônicas era vê-la vibrar com o que escrevi… Essas São pequeninas coisas, sabe… pequeninas mesmo… mas que fazem uma diferença tão grande e que às vezes a gente só percebe quando simplesmente elas não existem mais. É a saudade… que dói e que não tem como remediar. Não é tristeza, é só saudade! Vontade de estar perto, de abraçar, de beijar, de conversar…

      Este texto que escrevo é um desabafo total por estes quatro anos de ausência. Ausência física, ausência da voz e do cheiro, das comidas que preparava, das risadas e do piscar de olhos, saudade da amizade que ficará na lembrança e revivida em algumas fotos. A tristeza, a saudade e a ausência não dá paz, mas o verdadeiro amor de quem se ama, tece aquela mesma sensação dos dias de convivência, que apesar dos anos nunca se desfaz. E a coisa mais divina que há no mundo é poder reviver cada segundo do tempo passado com ela como nunca estivesse partido. Minha mãe, que era minha amiga, minha confidente, sinto que ela está sempre comigo e que tenho um anjo por perto e protegendo-me. Sei que a vou ver novamente e quero pensar que, como eu digo em minhas crônicas, ela está comigo sempre. Não me detenho em sua tumba a chorar, pois sei que ela não está ali, porque sei que hoje ela é a brisa que sopra, nas tardes de verão, é o brilho do diamante na neve branca da chegada do inverno, como víamos no inverno na Itália, é a luz do sol que ilumina meu caminho e é uma das tênues estrelas que brilham e iluminam a noite.

   Sei que quando a suave chuva do outono cai, é ela que esta ali, e quando pela manhã uma brisa de vento fresco roça mina face é ela me acariciando. Quando escuto o canto dos passarinhos perto da minha janela numa manhã de primavera, é ela, falando-me e animando-me. Quando volto para casa ao entardecer e vejo o sol se escondendo no horizonte, sinto que ela está ali, sorrindo-me e desejando-me uma boa noite. Todos os dias, em todos os momentos ela esta sempre comigo. Aos domingos, na missa, ela esta contrita e rezando ao meu lado. É assim que fazem todas as mães que já partiram.

   Saudade é isso que senti (e sinto) enquanto escrevo esta mensagem aos nossos amigos. É impressionante que amigos e amigas de minha mãe, que eram muitos, e muitos dos quais eu não conhecia, ainda vem até a mim falar da saudade que tem de minha mãe e das suas qualidades humanas, o que me emociona muito.

   Com a morte da minha mãe, quanta dor, quantas lembranças estão vivas até hoje! Mas mamãe é alma, é espírito, e vive para sempre. Agora ela mudou de moradia e sei que ela não gostaria de me ver fraco e descrente. Mas, mesmo assim, a minha fé acaba sendo provada, e por isso eu recorro a Ti Jesus. Passa-me um bálsamo sobre as saudades e as recordações tristes. Eleva a minha mãe, abençoa-a, guarda-a e resguarda-a. A certeza que tenho de que cuidas dela me enche de esperança e de tranquilidade.

   Agradeço-te meu Jesus por ver minha mãe cercada de luz e paz junto a ti e sei que ela também ora e intercede por nós junto a Ti. Até lá chegam os meus pensamentos e as minhas orações. Obrigado Senhor, muito obrigado. Que tua benção cubra sempre de luz a alma de minha mãe para que, inundada de Ti, ela seja sempre mais presença do divino em nossas vidas. Amém!

Alberto R. Fioravanti – 16 de novembro de 2012.




terça-feira, 14 de agosto de 2018


O VALOR DA ÁGUA BENTA

   Talvez alguns católicos ainda desconheçam o significado e o valor da água benta... Isso é uma pena! Talvez por isso, muitos não se beneficiem desse precioso instrumento instituído pela Igreja para ajudar-nos em praticamente todas as circunstâncias e dificuldades da vida!

   Muitas pessoas, ao entrar numa igreja, molham a ponta do dedo na pia de água benta e fazem o sinal da cruz de um modo automático e quase sem pensar. A água benta é um sacramental instituído pela Igreja Católica e há várias formas de usá-la. A mais comum é persignar-se com ela. Outra é aspergi-la sobre si mesmo, sobre outras pessoas, lugares ou objetos. Qualquer leigo pode fazer isto. Naturalmente que quando é feito por um sacerdote tem mais peso.

   O sacerdote benze a água, na sua condição de ministro de Deus, em nome da Igreja e na qualidade de representante dela. Sacramental significa "algo semelhante a um sacramento", mas há uma grande diferença entre um e outro. Os sacramentos foram instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo, e são apenas sete (batismo, crisma, eucaristia, confissão, unção dos enfermos, ordem e matrimônio). Já os sacramentais são instituídos pela Igreja, que pode aumentar o seu número, se julgar conveniente para o bem das almas.

   Quando estudei o catecismo, aprendi que os sacramentos têm o poder de produzir a graça santificante pelo próprio fato de serem administrados validamente. Os sacramentais conferem apenas uma graça auxiliar, pelo poder das preces da Igreja e dependem das boas disposições de quem os recebe. Um efeito muito importante dos sacramentais é o de preparar a alma para receber a graça divina e ajudá-la a cooperar com ela. Quando usamos com devoção um sacramental nos colocamos sob proteção da Igreja. Entretanto, devemos ter uma disposição interior de amor e confiança na Divina Providência para que o sacramental seja eficaz.

  Creio que já devem ter notado que nas missas solenes, o padre também asperge e abençoa o povo com a água benta, mas muitas pessoas ainda não sabem o valor e o significado desse sacramental. A função purificadora da água benta é marcante, na Bíblia ela aparece em vários acontecimentos, na vida das pessoas. E até como poder de Deus na cura de várias enfermidades (Jo 9,7). A água lembra o próprio Cristo, que é a água viva (Jo 4,10), e mesmo o Espírito Santo que nos purifica os lábios, a mente e o coração.

   Usa-se da água ainda hoje na liturgia da Igreja Católica, de modo especial na Celebração do Batismo, como sinal do novo nascimento. Muitas vezes nas bênçãos, em geral, no sinal da cruz ou sinal do cristão à entrada das igrejas, etc. A água é antes de tudo fonte e poder de vida: sem ela a terra não é mais que um deserto árido, cenário da fome e da sede, e os homens e os animais estariam condenados à morte. Contudo, há também águas da morte: a chuva e a inundação devastadora que transtorna a terra e traga os seres vivos, como tem ocorrido no nosso Estado.

   A água, enfim, nas abluções cultuais, uma praxe da vida doméstica, purifica as pessoas e as coisas da sujidade contraídas no curso dos contatos cotidianos. "O Senhor disse a Moisés o seguinte; toma os levitas do meio dos israelitas e purifica-os. Eis como farás para purificá-los: asperge-os com a água da expiação e eles passem uma navalha sobre todo o corpo, lavem as suas vestes e purifiquem-se a si mesmos" (Nm 8,5-7). "Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações" (Ez 36,25). Na Igreja existe um ritual próprio para abençoar a água, normalmente usado em latim (hoje em dia, usa-se uma simples bênção).

   Sempre considerei conveniente ter água benta em casa para usá-la em qualquer circunstância. Por exemplo, benzer-se ao sair de casa, ao entrar na igreja, em casa ou mesmo no local de trabalho; ao iniciar uma oração, um serviço, uma viagem, etc. E como sempre, penso que a água benta merece ser tratada com respeito e que não é algo para se brincar ou para lavar o chão. Mas hoje a mídia mostra que a água benta esta servindo de instrumento de brincadeira, pelo menos para o padre Marcelo Rossi, que com uma expressão “irônica”, se diverte jogando baldes de água benta sobre a “platéia” que assiste suas missas, e isso sob os olhares “condescendentes” de seu bispo. Jamais pensei que a água benta, um dia, iria fazer parte de um show de um padre!

Alberto R. Fioravanti
Escrito em 20 de abril de 2012.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018


E VOVÔ NÃO É TÃO VELHO ASSIM...

    Ao refletir sobre o tempo que vai passando tão rápido, me lembrei de uma crônica que li há muito tempo atrás sobre a conversa de um neto com seu avô, um menino muito esperto e vivo, de 10 anos, quando ele perguntou: “Vovô, quantos anos você tem”? Ao que o avô, respondeu: - “Bem, deixa-me pensar um pouco para lhe dar uns dados sobre o tempo em que eu tinha a sua idade... Quando eu nasci e durante toda a minha infância não havia televisão, vacinas contra a pólio, comidas congeladas, foto copiadora ou Xerox, e lentes de contato. Não existiam radares, cartões de crédito, raio laser, skates e nem patins de duas rodas”.  Com essas poucas afirmações os olhos do neto se arregalaram, demonstrando uma grande surpresa.

   E o avô continuou: “Também nas casas não havia ar-condicionado, lavadora ou secadora e as roupas simplesmente eram lavadas no tanque com as mãos e uma barra de sabão e eram penduradas num varal para secar sob o sol e ao vento”. “O homem nem havia chegado à lua, e de astronáutica só se ouvia falar nos filmes de ficção científica como “Flash Gordon” que também não eram a cores. Os rapazes ou as moças não usavam piercings nem tatuagens”.

   Com olhar de grande assombro o neto continuava atento à narração do avô: - “Nasci antes de inventarem o radio a pilhas e a cada homem eu chamava de "senhor" e a cada mulher de "senhora" ou de "senhorita". No meu tempo os pais e professores ensinavam às crianças a diferenciar entre o bem e o mal, e a sermos responsáveis pelos nossos atos”. “Eu acreditava que ter um relacionamento, era dar-se bem com os primos e amigos, e que tempo compartilhado, era quando a família passava férias juntas”.

   E o avô agregava: - “Na minha infância poucas casas tinham telefone e não existiam telefones sem fio e muito menos celulares. Naquele tempo eu nunca ouvi falar em música estereofônica, rádio FM, fitas cassetes, CDs, DVDs, máquinas de escrever elétricas nem em calculadoras”. E o avô, com um sorriso nos lábios seguia contando os fatos de sua infância e agregava: “Computador não existia e notebook era um livreto de anotações; aos relógios se dava corda a cada dia e não existia nada digital, nem relógios nem indicadores com números luminosos dos marcadores de jogos, nem as máquinas. E falando em máquinas, não existiam cafeteiras automáticas, nem micro-ondas, nem rádio-relógio-despertador e nada de videocassetes ou filmadoras de vídeo, e as fotos não eram instantâneas e nem coloridas. Havia somente as fotos em preto e branco, e a revelação demorava vários dias. As fotos coloridas só apareceram muitos anos depois e sua revelação era muito cara e demorada”. “Nunca havia ouvido falar de ‘McDonald's’, nem de café instantâneo ou leite em pó. Eu pertenci a uma geração que acreditava no namoro, no noivado e no casamento e que uma senhora precisava de um marido para ter um filho”.

   E avô perguntou: “Agora querido neto, me diga quantos anos acha que eu tenho”? E o neto, maravilhado, respondeu: - “Hiii... vovô... você deve ter uns 200 anos”!  E sorrindo o avô lhe disse: - “Não, querido neto, tenho somente 75 anos”! Paz e Bem!

Homenagem pelo Dia dos Pais de 2018!

Homenagem pelo Dia dos Pais de 2018!


Primeiramente, feliz dia dos pais meu grande amigo e meu espelho nessa jornada que é a minha vida. Que Deus te ilumine sempre e que você sempre possa seguir seus ideais e ser quem você sempre quis ser, quem você se orgulha de ter como exemplo e quem o pai de todos nos ensinou a ser.

Não sei muito bem como escrever isso, mas vou tentar fazer algo que mostre o quão significante e importante você, meu pai, é para mim hoje. Não sei como será o amanhã e muito menos sei o que pode acontecer daqui pra frente, porém eu sei que tudo que você me ensinou até hoje e que vem me ensinando eu levo pra vida e um dia espero ensinar da mesma maneira, ou um pouquinho diferente só (porque não sei como será a sociedade e o mundo no dia de amanhã), aos meus filhos.

Então... Se fossemos ver o significado literal da palavra pai, vem algo parecido com isso:
1.homem que gerou um ou mais filhos; genitor, progenitor.
2.homem em relação aos seus filhos, naturais ou adotivos.

Porém na minha concepção não é tão simples assim. Logo vamos falar o que eu acho sobre ser pai, nas visões de um filho, sobre o seu próprio pai. Pai, o melhor amigo que se tem para a vida toda. A pessoa que protege a casa, que cuida da família. O super-homem de qualquer filho. Quem não vê o pai como aquele que pode vir todo mundo que ele vai bater e botar todo mundo para correr? Ele pode ser do tamanho de um anão ou do tamanho de um jogar de basquete, lutar de MMA, mas nós, filhos, sabemos que se eles estiverem ao nosso lado, tudo dará certo e nós venceremos qualquer luta.

(Vou fugir um pouco do contexto de dia do pai e vou migrar para o dia dos pais, num geral).

Há quase 18 anos atrás eu nasci. No dia 22/03/2001. Primeiro dia oficial que minha mãe e meu pai viraram pais. O dia em que não sabiam como seria o amanhã, mas que tinham como meta se formarem e darem um futuro digno para mim, o primeiro filho. Não sabiam o que sentir, o que falar, como que iriam ser daquele dia para frente. Era estudo, noivado, filho, família, dinheiro, nervosismo, ansiedade, saudades, cuidado, amigos, tudo que jovens de apenas 20 anos passam e são obrigados a amadurecer para poder não desistir dos seus sonhos e serem quem vocês querem ser no futuro. Foram problemas com Mamma, se eu não me engano, problemas com Nonno também. É não foi fácil para vocês chegarem aonde estão hoje...

São dois amigos, melhores amigos. Duas pessoas que eu me orgulho muito de tê-las como pais. Meus grandes ídolos, meus dois grandes espelhos e minhas duas maravilhas que Deus me colocou no meio. Me orgulho muito de ter uma família igual à que eu tenho, de ter uma mãe e um pai como eu tenho e de poder proteger, cuidar, levar adiante dois nomes que hoje fazem muito sucesso e que expressão como vocês são queridos não só por mim, mas como por todos que com vocês convivem. Obrigado por serem tudo que eu quero ser e por tentarem sempre me mostrar o melhor e me fazer chegar até lá.

Agora vou falar um pouco só do meu pai, essa figura de “Deus”, de poder, de superioridade que eu tenho sobre tal. Imagino como deve ser difícil ser um pai, ser o homem da casa, cuidar dos filhos, ensinar as maldades do mundo, ter a maturidade de deixar o filho ser homem e fazer as coisas sozinho. Quanto mas sabendo o quanto o mundo é cruel e maldoso. Hoje eu estou escrevendo isso para lhe dar os parabéns, em minhas palavras, pelo quanto você é importante na minha criação, tanto nos erros, quanto nos acertos. O quanto você é uma das maiores figuras em que eu me espelho. Por isso sou tão crítico, por isso falo tanto sobre as coisas (e falo mesmo porque sou filho, e mesmo não sabendo de tudo, eu me importo com tudo que acontece com você e com tudo que pode te machucar e te ferir), por isso reclamo tanto sobre tudo e por isso que sempre vou continuar sendo quem eu sou hoje, seguindo meus ideais e mostrando para todos tudo que você me ensinou.

Ser pai é ouvir reclamações de filho, é saber que um dia seu filho irá bater de frente com você para proteger alguém, é saber que o amanhã é incerto e que a qualquer momento podem estar precisando de você e você tem que correr o mundo para resolver o problema. É ser o homem que todos querem ser, é ser a figura Alpha, é ser o filho digno de Deus, é tomar porrada e não abaixar a cabeça, é mostrar para você mesmo, que você  conseguiu e que fez tudo que deveria ter feito, da melhor maneira possível, sem nunca desistir.

Obrigado por ser o homem da minha vida, por ser essa figura, esse espelho, por ser meu herói, meu amigo, meu chato, meu tudo. Obrigado por ter paciência comigo e por nunca desistir de mim, obrigado por me mostrar como tem que cuidar de uma mulher, como tem que cuidar de uma família, como tem que ser com as pessoas que você ama. Você é forte pai, vivido pra caramba, conhece um monte de coisas, bonito, legal, gosta de umas coisas massa: moto, carro, arma, etc. Sério, eu poderia ficar aqui para sempre só falando o quanto eu amo em ter você na minha vida.

Eu quis escrever isso hoje pois daqui a pouco já faço 18 anos, independente de qual faculdade eu entrarei, eu vou ser mais independente. Daqui para frente eu vou ser um pouco mais sozinho, vou viver um pouco mais “só eu”. Então eu quero agradecer por tudo, por você e minha mãe serem quem são, por vocês terem me ensinado como ser homem, como ser alguém digno e de um caráter imaginável, onde eu apenas sigo como vocês são. Eu nunca irei abandoná-los, nunca os deixarei precisando de algo e nunca esquecerei dos ideais que me ensinaram, pois vocês nunca fizeram algo assim comigo, então eu nunca deixarei que algo assim aconteça com vocês.

Eu sei que tenho mais mil e uma coisas para falar, mas infelizmente fui começar a escrever esse texto tarde e agora preciso parar de escreve-lo. Só quero que saibam que eu amo muito vocês e que vocês irão se orgulhar mais e mais do filho que possuem. E mais uma vez, muito obrigado por serem os pais que são e por terem formado um filho que entre um milhão, é o que se destaca por ser diferente e sempre seguir seus ideias. Feliz dia do pai meu melhor amigo e feliz dia dos pais meus maiores amigos e meus maiores orgulhos.

Dia 12/08/2018

De: André Luiz Fioravanti Fontoura

Para: Meus melhores amigos, meu pai.

Eu amo muito vocês e sempre vou amar!

==============================================

Acima está a expressiva mensagem escrita pelo meu neto André Luiz, de 17 anos e que ontem ele leu para seu pai quando a família reunida comemorava o dia dos pais. Ele tem um talento para escrever e até com 12 anos, escreveu uma poesia sobre o Amor!

quarta-feira, 1 de agosto de 2018


A Devoção a São Benedito



Benedito, cujo nome quer dizer “bendito” ou “abençoado” nasceu por volta de 1524 na localidade de São Filadelfo, na Sicília[1]. Ele era filho de escravos de origem etíope, Cristóvão Manasseri e Diana Larcan[2], que viviam na Sicília. Pouco tempo após sua morte, ocorrida em 4 de abril de 1589, movidas por tanta devoção popular e pelo clamor de tantos fenômenos milagrosos que aconteceram por sua intercessão, mesmo durante sua vida, em 5 de agosto de 1594, no Arcebispado de Palermo, as autoridades religiosas iniciaram o processo de canonização do servo de Deus – nessa data, depois da morte de Benedito já haviam sido registrados 54 feitos milagrosos, sem contar inúmeros outros não registrados[3]. 
Em 18 de março de 1623, depois de muitos estudos e deliberações, a Sagrada Congregação dos Ritos, em Roma, publicou o decreto “Sufficienter constare de Sanctitate ad effectum de quo agitur, mas foi em 1743, que o Papa Benedito XIV beatifica Benedito, o Africano. Finalmente, foi em 25 de maio de 1807, que o Papa Pio VII, com a “Bulla Canonizationis”, assinada por 27 cardeais, declara que o bem-aventurado Benedito era digno de ser colocado nos altares, e de ser chamado São Benedito. Ele foi o primeiro santo africano e de raça negra, que a Igreja canonizava.
Benedito morreu aos 65 anos de idade, depois de duas enfermidades, e como tinha profetizado foi enterrado no cemitério do Convento de Santa Maria de Jesus. Seu corpo, que baixou sepultura, inclusive em área de aluviões, teve que ser várias vezes transladado para facilitar o acesso das multidões que queriam orar próxomo do local onde estava enterrado. Hoje, o corpo de São Benedito que está em bom estado de conservação, se encontra no interior da Igreja de Santa Maria de Jesus, em Palermo, Itália, onde pode ser visto pelos fiéis numa urna de cristal colocada no trono de um dos altares laterais (o “Altar do Santo”), localizado à direita da entrada da Igreja. Sob sua urna, lê-se: “Este homem, pela vida e pelo nome, foi ben(e)dito diante de Deus. Morreu no dia 4 de abril de 1589”.  O autor e sua família tiveram a oportunidade de orar, em várias ocasiões, aos pés do altar do Santo, e de sentir a emoção de contemplar o corpo incorrupto de São Benedito.
Mesmo antes de terminado os processos de beatificação e de canonização, a devoção a São Benedito se espalhou rapidamente mais além das fronteiras da Sicília, indo primeiro para o continente europeu e dali para a África e em seguida para o Novo Mundo, graças à ação evangelizadora de missionários espanhóis e portugueses.



[1] Como os livros de registro de batismo da localidade de São Filadelfo (hoje São Fratello) foram destruídos, existe divergência entre historiadores em quanto ao ano de nascimento de São Benedito - para uns foi em 1524 e para outros em 1526. Depois de analisar os manuscritos do processo de beatificação e de canonização, consideramos que a data mais correta é a de 1524, que também é a aceita pelos Frades Franciscanos Menores, do Convento de Santa Maria de Jesus, onde São Benedito viveu seus últimos anos, até falecer em 1589, e onde os registros indicam sua morte aos 65 anos de idade. Numa placa que hoje marca a entrada de uma das celas do Convento de Santa Maria de Jesus, o exato humilde lugar, onde por muitos anos viveu São Benedito, estão gravadas as datas de seu nascimento (1524) e de sua morte (1589).
[2] Era costume da época que os escravos adotassem o sobrenome de seu senhor. Cristóvão adotou o sobrenome de Vicente Manassari, e Diana, que era uma escrava alforriada, que pertencera a Casa de Larcan, adotou o sobrenome Larcan.
[3] Documentos do processo de beatificação e canonização.