quarta-feira, 3 de outubro de 2018



PORQUE A IGREJA SE OMITE? OMISSÃO NÃO É PECADO?


   Parece que o mundo não se escandaliza mais com as variantes sexuais que se vê na mídia. O sexo oral já foi tema explosivo quando a mídia xeretou as intimidades do presidente Bill Clinton, dos EUA; jornais e revistas já exploraram até cenas de uma famosa cantora-freira, que por ser lésbica renunciou à sua ordem e até se suicidou com a amante (Jeanine Deckers que ficou famosa nos anos 1960 cantando " Dominique, nique-nique") ; e os horários nobres da TV, hoje tratam de temas que o “Kama Sutra” proclama, apesar da cínica aclamação popular.

   O sexo já é “quase” explícito até em programas que a TV mostra à nossa infância, e assim a pedofilia se alastra vergonhosamente pelo país, apesar de ações do Ministério Público. Será que isso bom para as crianças?  Tudo isso me escandaliza e mais ainda o “silêncio” das autoridades políticas, judiciais e religiosas. Mas porque esse silêncio? Junto isso à tristeza que me causa o silencio de bispos, arcebispos e cardeais, ante os padres-galãs, Por que será que eles apoiam o endeusamento que a mídia faz de certos sacerdotes? Será que os invejam ou é pelo “dinheiro” que rende esses padres-galãs? Como “ovelha” do rebanho, eu me escandalizo, mas acho que para muitos isso é irrelevante. Creio muito no que Jesus disse: “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo. 10). Mas a impressão que fica é que, apesar de ter santos, a igreja ainda tem mercenários. Que tristeza!

   Em inícios de 2009 eu estava nos Estados Unidos e a mídia soou gritos de escândalo e de curiosidade, quase de adolescente, diante do sensual flerte de um casal numa praia, mas isso porque ele era um gentil, bonitão e popular sacerdote da televisão, da rádio e da imprensa. Escândalo sincero? Curiosidade? Hipocrisia? Mas se seus superiores não foram omissos, em que tinham interesse? Nunca pensei ver algo assim.

   Será que se sabe por que Cristo veio ao mundo? Será que as palavras que Ele disse no seu ministério, ainda exercem influencia na igreja católica? Ou será que para competir com o crescimento das igrejas evangélicas no “arrebanho” de fiéis, o uso de qualquer arma é válido? O triste é que tudo isso acontece com o aparente aval dos superiores, com desprezo pela pobreza do povo, e no caso aqui no Brasil, fico perplexo ao ver o endeusamento de um padre, sacerdote católico, artista, escritor, professor universitário, galã e bonitão, se torne no padre-galã-sensual mais bem vestido. Parece piada, mas esse padre “sexy”, amado por mulheres e homens, ganhou até batinas fabricadas por uma famosa grife italiana e confeccionadas com os materiais mais nobres – e a grife diz que estará vestindo os “homens de Deus” com luxo – e vivemos numa nação onde há muitos pobres! Pobre Jesus Cristo, que não tinha luxo e mandava seus discípulos a compartir seus pertences - seria isso coisa ultrapassada? Ou será que Jesus não sabia o que dizia? E a igreja fica calada ante os trejeitos desse padre “galã”. Por quê?

   Na busca por fiéis pareceria que a igreja estivesse a cata que fãs que se apaixonem pelo sensualismo de um padre com corpo modelado por roupas apertadas. Seria essa a nova forma de evangelização? Para mim, isso é vergonhoso e denota um permissivismo que contribui para a desmoralização da Igreja. Então, que dizer do sacerdote apaixonado em Miami, ou do padre-galã, bonitão, bem vestido e sensual, e brasileiro; e das mulheres seduzidas e engravidadas pelo presidente do Paraguai, quando ele ainda era bispo? Ante esses escândalos, que faria Jesus? Ficaria calado? Ou repetiria a cena dos vendilhões do templo?

   Sem mencionar o nome do presidente paraguaio, a Igreja Católica pediu perdão pelos seus escândalos, dizendo que todos estão sujeitos a errar e que cabe a cada uma se arrepender ou não de seus pecados. Isso é certo! E ante a divulgação de que o ex-bispo é pai de três crianças, os bispos brasileiros disseram que isso não desacredita a Igreja Católica, e indicaram que: "As pessoas que construíram a igreja são falíveis. A igreja sempre pregou acolher o pecador, embora não admita o pecado. É claro que um bispo não é só uma pessoa que prega a verdade, mas que precisa viver a verdade. Isso não quer dizer que a igreja vai ficar desacreditada com as fraquezas de seus membros". Seriam os perfumes, as batinas e roupas luxuosas para o padre-galã, confeccionadas dentro de moda, partes de alguma estratégia da Igreja para agradar às jovens que não se interessam pela fé, e assim evitar que a Igreja perca fiéis ante a ascensão das Igrejas Evangélicas e do Ateísmo?

    Espero que Jesus Cristo ilumine os seus sacerdotes. Paz e Bem!
Alberto R. Fioravanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário