E QUEM É O BEM-AVENTURADO
DOM TIAGO ALBERIONE
Na noite da passagem do
século XIX para o século XX, de 31 de dezembro de 1900 para o dia 1o de janeiro
de 1901, um jovem seminarista permanece quatro horas em oração na Catedral de
Alba (Itália). Uma luz vem do Tabernáculo e o envolve. - "Fazer alguma
coisa por Deus e pelas pessoas do novo século, com as quais conviveria!" E
esse seminarista sente fortemente o convite e o apelo de Deus.
Nessa época o mundo passava por profundas transformações, mudanças
sociais e tecnológicas, e era necessário utilizar as novas descobertas e as
novas forças do progresso para fazer o bem, e para evangelizar.
Esse jovem
seminarista, com apenas dezesseis anos, era Tiago Alberione, o futuro fundador
da Família Paulina, que nunca deixou que essa chama luminosa se apagasse em sua
vida.
Tiago Alberione
(em italiano, Giacomo Alberione) nasceu em 4 de abril de 1884, na cidade de São
Lourenço de Fossano, no norte da Itália, e era filho de uma família de
camponeses simples e laboriosos. Vinte quatro horas após o seu nascimento, ele foi
batizado e recebeu o nome de "Tiago".
Buscando
melhores terras para a lavoura, a família Alberione mudou-se para a cidade de
Cherasco, onde Tiago passou toda a sua infância e adolescência. Foi lá que se
manifestou a sua vocação para o sacerdócio.
- “Quero ser
padre!” foi a resposta que ele deu à professora, Rosina Cardona, que perguntava
aos seus oitenta alunos o que eles queriam ser quando crescessem.
A resposta, que
poderia parecer impensada, veio de um menino de bom coração e piedoso. Com o
passar do tempo, a vocação fortificou-se e ele foi encaminhado para o seminário,
onde não perdia tempo e procurava aprender de todos e de tudo. Inquietavam
Alberione as transformações que aconteciam na sociedade e os apelos do papa,
Leão XIII, para que todos se voltassem para Jesus Cristo, Caminho, Verdade e
Vida, salvação da humanidade.
Foi ordenado sacerdote no dia 29
de junho de 1907, com vinte e três anos de idade. Todas as organizações de
renovação existentes, então, na Igreja foram acolhidas por padre Alberione, que
participou, ativamente, dos movimentos: missionário, litúrgico, pastoral,
social, bíblico, teológico e, mais tarde, do movimento ecumênico. Em todos os
movimentos Alberione-profeta vislumbrava espaços carentes de evangelização e
atualização.
Impulsionado pelo Espírito Santo,
tornou realidade sua intuição carismática com a fundação de várias congregações
e institutos para, juntos, anunciar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, com
os meios da comunicação social. Padres e irmãos Paulinos em 1914; Irmãs
Paulinas em 1915; Discípulas do Divino Mestre em 1924; Irmãs Pastorinhas em
1938; e Irmãs Apostolinas em 1957. Fundou, também, os institutos seculares de
Nossa Senhora da Anunciação e São Gabriel Arcanjo em 1958; os institutos Jesus
Sacerdote e Sagrada Família em 1959; além da Associação dos Cooperadores Leigos
em 1917. Hoje, os membros dessas fundações estão presentes em todos os
continentes mostrando que é possível santificar-se e comunicar, a todas as
pessoas, Jesus Cristo com os meios técnicos e eletrônicos.
Após a fundação dos dois primeiros
ramos - Paulinos e Paulinas - a vida de Alberione fundiu-se com suas obras
nascentes. Acompanhava de perto a vida de seus filhos e filhas da Itália e do
exterior com numerosas e prolongadas viagens. Preocupava-se não só com
fundações e organizações, mas principalmente com a formação e a vida religiosa
de seus seguidores, apesar do conturbado contexto histórico em que viveu: duas
grandes guerras, revolução industrial, conflagrações nacionalistas e sociais,
emancipação dos operários e da mulher, além de crises institucionais na família
e na Igreja.
Padre Tiago
Alberione, jamais esmoreceu, continuou firme na sua fé, acreditando que a obra
que realizava era querida e abençoada por Deus. Com humildade e coragem, o
fundador da Família Paulina, o profeta e o apóstolo de uma evangelização
moderna, chegou ao fim de seus dias em 26 de novembro de 1971, aos oitenta e
sete anos.
O reconhecimento
da santidade de Alberione já acontecera antes da declaração oficial da Igreja,
especialmente com algumas declarações de dois papas seus amigos: o
bem-aventurado João XXIII e Paulo VI. "Padre Alberione, veio ao meu
encontro" - dizia o "papa bom". "Parecia-me ver a humildade
personificada. Ele, sim, é um grande homem!" E Paulo VI, na audiência
concedida aos Paulinos em 27 de novembro de 1974, recordava: "Lembro-me do
encontro edificante com padre Alberione, ajoelhado, em profunda humildade. Este
é um homem, direi, que está entre as maravilhas do nosso século".
O processo de
beatificação percorreu um longo caminho. Após a morte de Alberione, foram
apresentados à Igreja documentos sobre sua vida, sua missão apostólica e suas
fundações, assim como documentos sobre sua santidade.
Baseados em um
meticuloso exame desses elementos e reconhecidas as virtudes praticadas em grau
heróico pelo servo de Deus, padre Tiago Alberione, o papa João Paulo II, em 25
de junho de 1996, declarou-o "venerável".
Passaram-se sete
anos à espera de um milagre que fosse reconhecido como autêntico pela Igreja. E
o milagre chegou.
A cura milagrosa
atribuída ao padre Tiago Alberione, que o conduziu à beatificação, salvou Maria
Librada Gonzáles Rodriguez, uma mexicana de Guadalajara. Em 1989, ela foi
internada por causa de uma insuficiência respiratória provocada por uma trombo
embolia pulmonar, com muitas crises. Pedindo a Deus a cura por intercessão de
padre Alberione, doze dias depois teve alta. A cura foi reconhecida pela
Congregação das Causas dos Santos, após a declaração da comissão médica que
considerava a recuperação de Maria rápida, completa, duradoura e não explicável
à luz da ciência.
E o dia da
beatificação chegou: 27 de abril de 2003. Padre Tiago Alberione é proclamado
"bem-aventurado" num reconhecimento oficial da Igreja àquele homem
que foi um santo, um profeta e o pioneiro na evangelização eletrônica.
4 de outubro de 2018.
Alberto R. Fioravanti.



Nenhum comentário:
Postar um comentário