segunda-feira, 8 de outubro de 2018


O Nosso Anjo da Guarda!

2 de outubro de 2015.

  Hoje é o dia dedicado aos Santos Anjos da Guarda. Quando eu era pequeno, uma das primeiras orações que minha mãe me ensinou e que ainda hoje eu rezo todos os dias foi: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou à piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.” Eu sei que, como a Igreja Católica nos ensina, a existência de seres espirituais, não corporais, habitualmente chamados de anjos, é uma verdade de fé.



   Anjos da guarda, ou anjos guardiães, são os anjos que Deus envia no nosso nascimento para nos proteger durante toda a nossa vida. A Bíblia sustenta em muitas ocasiões a crença no anjo da guarda: "Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei". (Êxodo 23, 20). Eu acredito que todos nos temos um anjo amigo e companheiro de verdade. Muita gente não se dá conta da presença desse anjo amigo, mas eu sinto sua presença ao meu lado, principalmente quando escrevo ou quando me concentro.

   Entendo que a missão do Anjo da Guarda é grande e que ele nos protege e nos livra das situações de perigo. Pelo que me tem ocorrido ultimamente, sinto que quanto mais intimidade tivermos com nosso anjo da guarda e mais próximos dele estivermos, mais sensíveis estaremos ao que ele nos transmite. Não pensava assim, mas hoje sei que podemos manter um dialogo construtivo com nosso anjo da guarda, e mesmo sem saber seu nome, podemos pedir sua ajuda nas coisas do nosso dia a dia, pois se elas não forem prejudiciais ao nosso bem, ele certamente vai nos ajudar. É interessante sentir sua ajuda num trabalho ou estudo que vamos executar.

   Dentre os anjos, acredito que Deus escolhe o nosso Anjo da Guarda, que é pessoal e exclusivo, e cuja função é nos proteger até o retorno da nossa alma à eternidade. Assim os Anjos da Guarda estão repletos de dons e privilégios especiais, com uma missão insubstituível. Eles possuem a natureza angélica e espiritual, que é a síntese de toda beleza e de todas as virtudes, por isso ela é impossível de ser representada. Antes de tudo, os nossos anjos são nossos amigos. Não existem segredos entre nós. 

    A história nos mostra que a devoção aos anjos é mais antiga até que a dos próprios santos, ganhando maior vigor na Idade Média, quando os monges solitários receberam a companhia dessas invisíveis criaturas, cuja presença era sentida nas suas vidas de silenciosa contemplação e íntima comunhão espiritual com Deus-Pai. Todavia o nosso Anjo da Guarda, que era tão solicitado e cuidado durante a nossa infância, fica esquecido no nosso cotidiano de adulto, já que descuidamos de sua exclusiva companhia e não percebemos sua angelical presença. Mas eu creio que o nosso Anjo da Guarda ainda continua vigilante do nosso caminhar e de nossas ações e inspirando nossos pensamentos.

   Passei muito tempo sem me comunicar com meu anjo. Nunca o vi, mas sinto que ele sempre esteve presente e atento comigo. Até me fez saber que seu nome é Elesucas. Muitos não acreditam nos anjos, mas é aos anjos da guarda que nos rodeiam e nos querem bem, que dedico esta crônica em agradecimento pela constante inspiração e proteção. Paz e Bem!

Alberto R. Fioravanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário