O Nosso Anjo da Guarda!
2 de outubro de 2015.
Hoje é o dia dedicado aos Santos Anjos da
Guarda. Quando eu era pequeno, uma das primeiras orações que minha mãe me
ensinou e que ainda hoje eu rezo todos os dias foi: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou à
piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.” Eu sei
que, como a Igreja Católica nos ensina, a existência de seres espirituais, não
corporais, habitualmente chamados de anjos, é uma verdade de fé.
Anjos da guarda, ou anjos
guardiães, são os anjos que Deus envia no nosso nascimento para nos
proteger durante toda a nossa vida. A Bíblia sustenta em muitas ocasiões a crença
no anjo da guarda: "Vou
enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao
lugar que te preparei". (Êxodo 23, 20). Eu acredito que todos nos temos um anjo amigo e
companheiro de verdade. Muita gente não se dá conta da presença desse anjo
amigo, mas eu sinto sua presença ao meu lado, principalmente quando escrevo ou
quando me concentro.
Entendo que a missão do Anjo da Guarda é grande e que ele nos protege e
nos livra das situações de perigo. Pelo que me tem ocorrido ultimamente, sinto
que quanto mais intimidade tivermos com nosso anjo da guarda e mais próximos
dele estivermos, mais sensíveis estaremos ao que ele nos transmite. Não pensava
assim, mas hoje sei que podemos manter um dialogo construtivo com nosso anjo da
guarda, e mesmo sem saber seu nome, podemos pedir sua ajuda nas coisas do nosso
dia a dia, pois se elas não forem prejudiciais ao nosso bem, ele certamente vai
nos ajudar. É interessante sentir sua ajuda num trabalho ou estudo que vamos
executar.
Dentre os anjos, acredito que Deus escolhe o nosso Anjo da Guarda, que é pessoal e exclusivo, e cuja função
é nos proteger até o retorno da nossa alma à eternidade. Assim os Anjos da Guarda estão repletos de dons e privilégios
especiais, com uma missão insubstituível. Eles possuem a natureza angélica e espiritual,
que é a síntese de toda beleza e de todas as virtudes, por isso ela é
impossível de ser representada. Antes de tudo, os nossos anjos são nossos
amigos. Não existem segredos entre nós.
A
história nos mostra que a devoção aos anjos é mais antiga até que a dos
próprios santos, ganhando maior vigor na Idade Média, quando os monges
solitários receberam a companhia dessas invisíveis criaturas, cuja presença era
sentida nas suas vidas de silenciosa contemplação e íntima comunhão espiritual
com Deus-Pai. Todavia o nosso Anjo da Guarda, que era
tão solicitado e cuidado durante a nossa infância, fica esquecido no nosso
cotidiano de adulto, já que descuidamos de sua exclusiva companhia e não
percebemos sua angelical presença. Mas eu creio que o nosso Anjo da Guarda
ainda continua vigilante do nosso caminhar e de nossas ações e inspirando nossos
pensamentos.
Passei
muito tempo sem me comunicar com meu anjo. Nunca o vi, mas sinto que ele sempre
esteve presente e atento comigo. Até me fez saber que seu nome é Elesucas. Muitos
não acreditam nos anjos, mas é aos anjos da guarda que nos rodeiam e nos querem
bem, que dedico esta crônica em agradecimento pela constante inspiração e
proteção. Paz e Bem!
Alberto R. Fioravanti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário