Alberto R. Fioravanti
Artigo publicado em 26 de setembro de 2014
no jornal "O Diário" de Campos dos Goytacazes, RJ.
Na minha infância, sempre que chegava o dia
de São Cosme e Damião eu já ficava animado para, junto com os amigos, sair pela
vizinhança procurando as casas que davam doces às crianças. Bons tempos aqueles.
Mas hoje em dia, o que houve com esta data que era tão divertida? Quando eu e
outros colegas saíamos pelas ruas atrás dos doces, me sentia como um dos
meninos dos filmes americanos que eu via, pedindo doces no dia das bruxas.
Depois de mais ou menos uma hora eu voltava para casa com uma dezena de
saquinhos cheios de balas e doces deliciosos e minha mãe sempre brigava comigo
dizendo que eu não deveria comer tanto doce de uma vez.
Que aconteceu com essa data – 27 de setembro
- que era tão divertida para as crianças? São poucas as pessoas que dão doces
hoje em dia. Parece até que muita gente nem mesmo se lembra de quando é o dia
de São Cosme e Damião. E quando as crianças finalmente conseguem um ou dois
saquinhos de balas, se decepcionam ao ver que lá dentro muitas vezes só tem um
pirulito, uma bala jujuba e um suspiro e outro doce. Realmente é triste ver que
no Brasil as tradições locais ou populares são desestimuladas, parecendo que
são coisas ultrapassadas do passado. Quantas festas tradicionais já desapareceram
aqui em Campos dos Goytacazes? São Benedito é uma delas! Será que haveria
vergonha pelo que já foi diversão para a gente simples do passado? Acabaram com
as coisas da minha infância, e os jovens de hoje vão crescer sem recordações.
Dia 27 de setembro, era o dia de São Cosme e
São Damião, os santos gêmeos que morreram em cerca de 300 d.C. se celebrava sua
festa e assim nos alegrou que nosso filho Alberto tivesse nascido num 27 de
setembro. Hoje a igreja Católica comemora São Cosme e Damião no dia 26 de
setembro, no dia 27 de setembro pelas religiões afro-brasileiras e
no dia 1º de novembro pela Igreja Ortodoxa. De acordo ao calendário
católico, o dia 27 de setembro é o dia de São Vicente de Paulo, dia em que
faleceu em 1660, e sempre buscava o bem da Igreja, sendo um pai para os Pobres
e um reformador do clero. Sem deméritos à São Vicente, o povo invade seu dia
com as comemorações a Cosme e a Damião.
Cosme e Damião foram martirizados na Síria,
porém é desconhecida a forma exata como morreram, e seu culto já estava
estabilizado no Mediterrâneo no século V. A história indica que eles foram
perseguidos por Diocleciano e trucidados e que fiéis transportaram seus corpos
para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa
Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e
Damião. Tal solenidade ocorreu num dia 26 de setembro; assim, passaram a ser
festejados nesta data. Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia,
mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram ACTA e PASSIO. Em uma das
fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam
milagres, que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de
inimigos dos deuses romanos. Uma versão indica que foram afogados, enquanto que
uma segunda, eles foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum.
Apedrejados em uma terceira versão, as pedras voltaram para trás, sem
atingi-los. Por fim, morreram degolados.
A igreja de Cosme e Damião, em Iguarassu, Pernambuco
é a igreja mais antiga do Brasil, fundada em 27 de
setembro de 1535, anualmente celebra o dia dos seus padroeiros com
grandes celebrações.

Nenhum comentário:
Postar um comentário