
SER JOVEM NO SÉCULO XXI
Crônica publicada no jornal "O Diário" de Campos dos Goytacazes, em 13 de abril de 2012.
A evolução dos tempos e do Homem é constante, e a juventude de hoje já não é a que era no meu tempo, mas ela é o futuro e a continuação da nossa sociedade.
O que não se via no passado, hoje vemos nossos jovens (menores com idades compreendidas entre 9 e 14 anos ), por exemplo, nos shoppings com o seu celular na mão , fazendo compras como se fossem pessoas independentes, e com autonomia para o fazer. O tabaco e álcool também são sérias ameaças. Os perigos são muitos, e conseguir evitar a droga é quase um milagre, e não se sabe onde se vai parar. Por outro lado é triste ver que a nossa sociedade vê e sabe, mas não toma ações para acabar com as cracolândias que destroem jovens e adultos.
Isso me faz pensar nos valores morais que têm sido perdidos pelas novas gerações, muito disso é provocado pela evolução dos tempos, que corre rapidamente, e pelo real desinteresse dos políticos com a educação. Assim, a mídia nos mostra jovens, cada vez mais jovem, iniciando uma vida de noitadas, povoando os locais noturnos que ficam abertos até alta madrugada, dando inicio precoce a uma vida sexual ativa, sem preocupação e cuidado, e muitos indo para a delinquência. Mesmo quando os pais estão atentos e imponham regras e limites, a revolta se faz ouvir, porque há colegas e amigos que não possuem a obrigação de respeitar essas mesmas regras e limites. A tudo se quer ter acesso, e a tudo se quer experimentar.
Muitos jovens pensam e se expressam: “Se os outros podem, porque eu não posso também?” Muitos pais também desconhecem os locais freqüentados por seus filhos, desconhecem as suas companhias, e desconhecem os seus vícios - estes últimos infelizmente, cada vez mais são usuais para muitos jovens de hoje. Sabemos que em todas as gerações existiu a necessidade de liberdade, de espaço, de afirmação, de expressão e de revolta. Entretanto, hoje os instrumentos que se encontram à disposição, com aquisição facilitada, são mais diversificados e perigosos que antes, e muitos jovens se perdem pelo caminho que deveria de ser saudável e seguro.
Alguns jovens têm a mente mais susceptível à fraqueza e se deixam tentar por influências externas, outros não possuem o apoio e atenção necessária em sua casa. Embora isto não aconteça por deliberada passividade dos pais, mas pela imposição da sociedade em que se vive, fazendo com que pais e mães, pela exigência do trabalho, tenham de se ausentar de casa, cada vez por mais horas e dias seguidos, obrigados a prescindir da companhia dos filhos, para que consigam dar-lhes uma vida condigna. E hoje, a sociedade consumista e material em que vivemos, incita os indivíduos a pensar que nada é suficiente para que se sintam satisfeitos.
Noto que cada vez mais se torna necessário reencontrar um equilíbrio e readquirir valores! Os exemplos que a mídia nos mostra evidencia que é imperativo para os jovens adquirir consciência de que não são as bebidas ou os estupefacientes que lhes darão liberdade, porque essa liberdade não passa de uma simples sensação, tão momentânea quanto passageira, e que não é real. A
única realidade é o desconforto da ressaca, e da dor provocada pela ansiedade e necessidade de satisfazer um vicio que ganha vida própria, exigindo ser alimentado. Seria isso o que chamam liberdade? Ou seria a verdadeira clausura total? Seria isso a alegria de viver? Ou seria apenas um embuste que afasta os nossos jovens da verdadeira alegria de viver?
única realidade é o desconforto da ressaca, e da dor provocada pela ansiedade e necessidade de satisfazer um vicio que ganha vida própria, exigindo ser alimentado. Seria isso o que chamam liberdade? Ou seria a verdadeira clausura total? Seria isso a alegria de viver? Ou seria apenas um embuste que afasta os nossos jovens da verdadeira alegria de viver?
Ainda bem que há pais e mães que se preocupam em ensinar seus filhos a viverem suas vidas de forma correta, para assim crescerem interiormente com altos valores de cidadania. Mas será que a maioria está preparada para os desafios da sociedade moderna? Oxalá todos os Pais e todas as Mães pudessem interiorizar-se e perscrutar no fundo de suas consciências, onde ficaram os valores dos laços familiares, e deixando-se guiar pelo amor, possam ajudar não só aos seus
próprios filhos, mas também, aos colegas e amigos de seus filhos a vislumbrar um rumo certo, não impondo, mas aconselhando. Não exigindo, mas amando. Não criticando, mas partilhando.
próprios filhos, mas também, aos colegas e amigos de seus filhos a vislumbrar um rumo certo, não impondo, mas aconselhando. Não exigindo, mas amando. Não criticando, mas partilhando.
Infelizmente a mídia nos mostra que alguns jovens de hoje mal conseguem viver sua juventude em pleno, sentindo a alegria de ser jovem. Como seria bom se cada Pai e cada Mãe conseguissem ser o PAI e a MÃE que o filho necessita, e que o Amor e a Paz inundassem todos os lares para permitir que todos os jovens possam crescer física e mentalmente saudáveis!
Alberto R. Fioravanti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário